Com aumento da testagem, Lacen vai enviar 800 amostras/dia a Fiocruz

Serviço ampliou o tempo de espera dos resultados de pacientes assintomáticos. (Foto: Ascom/SES)

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) realiza uma média de 2.000 testes (RT-PCR) por dia para diagnóstico da Covid-19. Com o aumento da testagem em todo o Estado, o serviço ampliou o tempo de espera dos resultados de pacientes assintomáticos ou com síndrome gripal para 4 dias.

Para agilizar a demanda reprimida de 7.049 amostras, a diretora Geral da Fundação Parreiras Horta, Luciana Déda, salientou que mediante decisão com o corpo gestor da instituição, acionou a contingência orientada pelo Ministério da Saúde (MS), destinada ao envio de amostras para o centro de testagem da Fiocruz no Rio Janeiro.

”Sabemos que esse é um momento de esforços conjuntos, por isso, decidimos que o Lacen irá encaminhar 800 amostras por dia para a Fiocruz. Iniciaremos esse procedimento já na sexta-feira”, destacou a gestora da FSPH.

De acordo com superintendente do Laboratório Central, Cliomar Alves, as amostras de urgência seguem em regime de prioridade na execução dos testes, cuja liberação ocorre em uma média de 24 horas. “Os profissionais estão trabalhando diuturnamente para a liberação dos resultados”, informou ele.

O Lacen enviará amostras represadas para análise na Fiocruz em conformidade com os protocolos de transporte de amostra biológica e acondicionamento de material potencialmente infectante viral. A estimativa é que, após o recebimento, as amostras de Sergipe encaminhadas para os testes PCR sejam processados imediatamente. “A Coordenação Geral de Laboratórios, em Brasília, informou que a plataforma das centrais de testagem tem até 72 horas para liberação dos resultados”, contou Cliomar.

Testes

Neste primeiro quadrimestre de 2021, o Laboratório Central cadastrou 160.672 exames para diagnóstico da Covid-19, sendo que 84.141 destes, apresentaram resultado detectável.  O material (secreção do nariz) coletado no paciente com suspeita de contaminação, passa por diferentes estágios de preparação e extração do RNA do vírus, até chegar à etapa final do processo, que é a sua amplificação e resultado.

Fonte: Ascom/SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais