Com plantão fechado, servidores da saúde protestam

Protesto ocorreu na porta do Fernando Franco que estava com plantão fechado (Fotos: Portal Infonet)

Na manhã desta segunda-feira, 24, quem procurou atendimento no Hospital Fernando Franco, localizado no Augusto Franco, zona sul de Aracaju, encontrou placas que informavam sobre o fechamento do plantão por falta de profissionais. Mas, o problema segundo aponta o presidente do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), João Augusto Oliveira, não foi causado pela greve dos médicos. Os servidores, em greve realizaram um protesto na manhã de hoje.

“O plantão está fechado para atendimento clínico, mas o problema não está sendo ocasionado pela greve dos médicos, mas por causa da gestão municipal que não faz concurso. Existe apenas um clinico concursado e o restante são contratos. Em toda a rede, 80% dos servidores da urgência são contratados, ou seja, não há concurso e quando o contrato termina causa essa desassistência”, diz o presidente do Sindimed que fala sobre o atraso dos salários.

“Estamos há 24 dias com os salários atrasados. A situação é de total abandono do servidor e nenhum órgão pode dizer que não sabia do que estava ocorrendo porque em janeiro fomos ao Ministério Público e denunciamos o atraso. Em fevereiro o Tribunal de Contas colocou uma determinação para que prefeituras que não estivessem pagando não realizassem festas de Carnaval, então todos os órgãos já estavam cientes a muito tempo dos atrasos”, observa.

Aviso para os usuários que procuram o hospital nesta segunda-feira,24

Servidores relatam atrasos nos salários e contas acumuladas

O presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sintasa), Augusto Couto, lamenta a situação do servidor. “É triste que o servidor da saúde esteja passando por essa situação. Infelizmente os relatos são tristes, servidores com contas atrasadas, empréstimos consignados sem pagar e o banco cobrando e até servidores sem alimentação em casa”, relata Couto.

Há 14 anos, a auxiliar de enfermagem Rosa Cristina Sandres, atua no serviço público. “Nunca vivemos uma situação como essa. O que vivo hoje é uma situação de abandono e descaso. Todas as contas atrasadas, o banco cobrando o empréstimo e estou no SPC por causa de uma conta da Deso. Agora quero que me respondam como vou pagar uma conta sem receber dinheiro”, questiona.

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju (Secom) que orientou a entrar em contato com a Secretaria da Saúde Municipal. Tentamos por diversas vezes falar com a assessoria de comunicação, mas sem sucesso. O Portal permanece a disposição por meio do jornalismo@infonet.com.br ou 079 21068000.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais