(Foto: divulgação) |
Com o objetivo assegurar a proteção de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Umbaúba, através da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), se une a demais órgãos públicos para conscientizar a sociedade sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil – 18 de maio. Para lembrar a data especial, uma série atividades e ações começaram a ser desenvolvidas nas escolas da rede pública e também em diversas localidades do Município.
A assistente social Maria Juliana Batista fala como serão os trabalhos até o próximo dia 18. “Faço parte do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), onde estaremos na linha de frente coordenando os trabalhos. Desde 2008, que está ação é feita em Umbaúba e este ano estamos com grandes perspectivas de atrair e conscientizar mais jovens e também adultos sobre o tema”, explica.
Juliana destaca que o projeto não será desenvolvido somente nas escolas. “Iremos fazer uma passeata no próximo dia 11 (sexta-feira) e também panfletagem no dia 14 (segunda-feira), que o dia de Feira no município, onde milhares de pessoas se aglomeram para fazer suas compras. Também iremos fazer uma blitz na rodovia, para informar os motoristas sobre nosso trabalho”, ressalta a assistente social.
Ela ainda informa que é preciso ficar atento à mudança repentina de comportamento de crianças e adolescentes. “Alguns se retraem e não têm coragem de falar, por isso precisamos do apoio de todos, a todo o momento”, orienta Juliana, afirmando que a ação em Umbaúba é contínua e a campanha dura todo o ano.
A equipe do Creas também conta com o apoio do pessoal do Centro de Assistência Social (CRAS); do Projeto “Mão amiga”; do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (Peti); do Conselho Tutelar de Umbaúba; e demais membros da SMAS. “Durante todo esse tempo os trabalhos estão surtindo resultado, por isso estamos otimistas para mais um ano em luta contra o abuso de crianças e adolescentes”, torce Juliana.
No município, as vitimas de abuso sexual são encaminhas ao Creas, onde recebem tratamento especial com acompanhamento de psicólogos e profissionais da área que dão o suporte tanto a vítima, como orientação a própria família envolvida no caso.
Fonte: Ascom/ P. de Umbaúba
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B