Combate ao Fumo: SE realizará ações de conscientização

Evento acontece dia 29 às 16h na biblioteca da UFS (Foto: Arquivo Infonet)

A próxima segunda-feira, 29 de agosto, será marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, que neste ano adotou o tema “#MostreAtitude – sem o cigarro a sua vida ganha mais saúde”. A cada ano, o Ministério da Saúde adota um diferente tema, mas todos com o intuito de alertar sobre os riscos aos quais a população se expõe com o uso do tabaco. Em Sergipe, a data será celebrada com uma exposição e rodas de conversas.

A programação terá início na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe, com uma exposição sobre a trajetória para o controle do tabaco no país.  Às 16h será realizada uma roda de conversa multidisciplinar no auditório da biblioteca da Universidade.

Já na terça-feira, 30, essa mesma roda será levada para o Hospital Universitário.  “Queremos ampliar o debate, envolvendo não somente a comunidade acadêmica, mas também profissionais de saúde e os usuários dos serviços”, aponta a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lívia Angélica da Silva.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído em 1986 com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. 

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ocorrem 200 mil mortes por ano no Brasil em decorrência do fumo e a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece o tabagismo como uma doença epidêmica, responsável por causar aproximadamente outras 50 patologias, principalmente respiratórias e cardiovasculares. “Além disso, é responsável pela incidência de vários tipos de câncer, como o de pulmão e brônquios”, reforça Lívia Angélica.

Em Sergipe, o programa de tratamento do tabagismo está implantado em 50 municípios. De acordo com dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico 2014 (Vigitel), a cidade de Aracaju é a segunda capital do país com menor índice de fumantes, com 6,6% da população. A média nacional é de 10,8%.

Campanha 2016

A campanha escolhida pelo Ministério da Saúde para este ano tem como referência os Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no Brasil. A decisão visa à quebra de uma antiga cultura, que associava o esporte ao tabaco e a conscientização de que a prática de atividades físicas é um importante fator de proteção para diversas doenças, em especial as crônicas não transmissíveis.

Além disso, o MS pretende potencializar o alcance de três objetivos estratégicos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo: prevenção da iniciação, apoio à cessação de fumar e promoção de ambientes livres de fumaça do tabaco.

Tratamento

O modelo disponibilizado na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento do fumante tem como base a técnica da abordagem cognitivo-comportamental, definida como uma forma de intervenção centrada na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com determinadas situações.

É realizado de modo individual ou através da formação de grupos, de modo que auxilie o fumante a desenvolver habilidades que o ajudem a permanecer sem fumar. “O uso de medicamento só é indicado como suporte para essa primeira abordagem”, destaca Lívia Angélica.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais