Comunidade universitária realiza ato na reitoria da UFS

Ato foi realizado na porta da Reitoria, no Campus São Cristóvão (Fotos: Portal Infonet)

Professores, funcionários e representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizaram um ato na manhã desta quinta-feira, 30 na porta da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Eles reivindicam que o reitor Ângelo Antoniolli, suspenda o contrato firmado com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), criada pelo Governo Federal para gerir os hospitais universitários.

“Nós estamos reforçando o pedido que foi feito ao reitor que não permita que a EBSERH esteja à frente do gerenciamento do Hospital Universitário, pois a empresa é meramente comercial e com isso os servidores não terão a mesma representação. Tememos que, com a ação dessa empresa, o atendimento aos pacientes seja prejudicado. Hoje, o atendimento é feito numa média de meia-hora, com o acompanhamento de estudantes e com a privatização, poderá ser de apenas cinco minutos”, destaca a presidente da Associação dos Docentes da UFS (Adufs), Brancilene Araújo.

Branciele Araújo, presidente da Adufs

De acordo com o representante da CUT, Roberto Silva, a EBSERH cria duas portas de entrada no Hospital Universitário. “Com essa empresa, serão atendidos no HU, quem tem plano de saúde e quem não tem, sem contar que os estudantes, professores e funcionários não terão participação nas instâncias deliberativas e não existe garantia nem de ensino, nem de pesquisa e nem de expansão. Afronta a autonomia universitária. O reitor precisa revogar esse contrato assinado pelo antecessor, Josué Modesto”, ressalta Roberto Silva.

A assessora de Imprensa Do Gabinete do Reitor, Carolina Amâncio, informou que Ângelo Antoniolli está em Brasília, devendo retornar nesta sexta-feira, 31. “O vice-reitor André Maurício Souza recebeu o pessoal no gabinete e ficou acordada uma reunião com Ângelo Antoniolli, nesta sexta-feira, com horário a definir, visando discutir o assunto”, afirma.

Roberto Silva, representante da CUT

Recentemente, aconteceu no auditório do Hospital Universitário, uma audiência Pública, com a participação de representantes da Universidade Federal de Sergipe, do Munistério Público Federal e de sindicatos dos servidores, dos professores, dos enfermeiros, além de estudantes visando discutir o modelo de gestão privada.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais