Condutores do Samu reivindicam isonomia de carga horária

Motoristas cruzaram os braços na manhã desta terça-feira, 13 (Fotos: Portal Infonet)

Como haviam prometido, os condutores de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), cruzaram os braços na manhã desta terça-feira, 13, por tempo indeterminado. Eles reivindicam entre outros pontos, isonomia de carga horária.

São 350 motoristas de ambulâncias em todo o Estado de Sergipe e segundo o presidente do sindicato da categoria (Sindconam/SE), Adilson Ferreira Melo, a adesão à greve por tempo indeterminado é de quase 100%. “A adesão está sendo em massa, superou todas as nossas expectativas. A categoria está unida em prol dos seus objetivos, a exemplo de isonomia de carga horária e salários justos”, comemora.

Segundo Adilson Ferreira, a proposta do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos enfermeiros é de R$ 4.100. “Como os condutores de ambulância ganham 60% dos salários dos enfermeiros, o justo é que a categoria passe a receber R$ 2.400”, esclarece o presidente do Sindconam, lembrando que o sindicato já tentou várias negociações junto à Secretaria de Estado da Saúde.

Categoria está mobilizada na base do Samu 192 em Aracaju

A categoria permanecerá mobilizada na base do Samu 192 [fundo do Hospital de Urgência de Sergipe] e no final da manhã, Adilson Ferreira estará participando de uma audiência na Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual com a finalidade de discutir as reivindicações dos condutores de ambulâncias.

Unilateral

A assessoria de Comunicação da Fundação Hospitalar informou que  existe uma Mesa de Negociação junto aos representantes de todos os servidores da Saúde e um agendamento que vem sendo respeitado.

“Fomos pegos de surpresa com essa greve dos condutores de ambulância do Samu, que tomaram uma posição unilateral e não entendemos os motivos, pois a Fundação Hospitalar está aberta às negociações e nunca se furtou a dialogar com os servidores”, garante o assessor José Castilho.

Reuniões

Adilson Ferreira, presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Samu

De acordo com ele, várias reuniões da Mesa de Negociação já foram realizadas com visando discutir as reivindicações não só dos motoristas do Samu, mas de todas as categorias da área de saúde.

“Já houve várias reuniões e na tarde desta terça-feira, acontece mais uma com representantes dos que se denominam representantes da categoria, a exemplo desse sindicato e do Sindicato 192, mesmo sabendo que os condutores são  legalmente regidos  pelo Sindicato dos Servidores da Saúde (Sintasa)”, ressalta.

José Castilho disse ainda que “todas as medidas cabíveis serão tomadas para salvaguardar os usuários dos serviços de urgência e emergência e a gente apela a consciência dos trabalhadores para que não deixe a população sem assistência”.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais