Confira a programação do carro fumacê para esta semana em Aracaju

(Foto: SMS)

Entre os dias 11 e 15 de setembro, o carro fumacê circulará em cinco bairros de Aracaju para realizar o primeiro ciclo de aplicação de inseticidas. O objetivo é reforçar o combate ao Aedes aegypti nos bairros com maiores notificações de casos de doenças transmitidas pelo mosquito na capital.

Os cinco bairros contemplados serão Farolândia, Salgado Filho, Centro, Inácio Barbosa e Santos Dumont. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, Taise Cavalcante, estes primeiros bairros foram escolhidos pelo critério de densidade populacional, resultado do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) e a incidência dos casos de dengue, zika e chikungunya.

“Até o dia 6 de outubro, o carro fumacê passará pelos mesmos cinco bairros, pois, para um bom resultado da ação, é preciso realizar quatro ciclos de aplicação, um em cada semana. A aplicação é dividida de acordo com o ciclo de desenvolvimento do mosquito, pois, da maturação do ovo até a formação do mosquito adulto, são passados sete dias. O carro fumacê deve retornar a cada sete dias para eliminar os novos mosquitos que foram gerados durante a semana anterior, pois, o ovo dessa semana é o mosquito da semana que vem”, explica a diretora.

Próximos ciclos
O segundo ciclo de aplicação vai do dia 18 ao dia 22 de setembro, ainda nos mesmos bairros (Farolândia, Salgado Filho, Centro, Inácio Barbosa e Santos Dumont). Já o terceiro ciclo será realizado de 25 a 29 deste mês, e o quarto e último ciclo destes bairros será realizado de 2 a 6 de outubro. No bairro Centro, a aplicação acontecerá pela manhã e no bairro Salgado Filho, no período da tarde.

Cuidados especiais
A ação será realizada em dois horários, pela manhã, a partir das 5h, e à tarde, a partir das 17h, pois nesses períodos do dia normalmente não existem correntes de ar significativas, que poderiam influenciar a eficácia da aplicação, além de facilitar a operacionalidade devido a menor intensidade do tráfego urbano de veículos nesses horários.

“Também é importante salientar que os mosquitos permanecem voando geralmente em altura inferior a 2 m, preferencialmente próximo ao solo, e que os horários de atividade de alimentação sanguínea de Aedes aegypti estão sincronizados com os períodos de aplicação do carro fumacê. Orientamos que deixem portas e janelas abertas no momento da passagem do carro, para que o produto possa entrar nos imóveis, devendo cobrir os alimentos que estejam em contato com o ambiente, e também manter pessoas sensíveis afastadas no momento da aplicação”, orienta Taise.

Com informações da SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais