Confira calendário da Brigada de Combate à Dengue que inicia dia 5

0
Segunda e terça-feira, 5 e 6, os agentes estarão em Salgado (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou nesta sexta-feira, 2, o calendário da Brigada Itinerante de Combate à Dengue relativo às próximas semanas.

Segunda e terça-feira, 5 e 6, os agentes estarão em Salgado, quarta e quinta, 7 e 8, em Malhador, já na sexta-feira, 9, em Malhada dos Bois.  Os trabalhos continuarão na segunda, terça e quarta-feira, 12, 13 e 14 em Itabaiana, na quinta e Sexta-feira, 15 e 16 será a vez de São Domingos. A Força-tarefa tem o objetivo de eliminar os criadouros para impedir o ciclo de vida do mosquito Aedes Aegypti e reduzir assim a incidência das Arboviroses.

A partir de segunda-feira, 5, a Brigada contará com mais 50 agentes, somados aos profissionais já em campo, totalizam 100.  A força-tarefa do governo do Estado, gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) com o apoio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), foi criada para apoiar os municípios que estão em situação de alto e médio risco de infestação do mosquito causador da Dengue, Zica e Chikungunya.

A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, destaca que embora a Brigada esteja empenhada em controlar o vetor, os agentes municipais devem continuar os trabalhos para resultados satisfatórios. “O objetivo da brigada é controlar o vetor, e assim diminuir o índice, fazendo com que caia o percentual, e consequentemente, não tenha novos casos. Mas para isso acontecer, é importante destacar que após a passagem da Brigada pelo município, o agente municipal continue. A Brigada Itinerante passa, vai para outro município, mas quem fica são os agentes municipais”, enfatiza.

A Brigada já passou por alguns municípios como Areia Branca, Moita Bonita, Nossa Senhora de Lourdes, Ribeirópolis, Pedra Mole, Riachão e nesta sexta-feira 2, concluiu os trabalhos em Siriri.

Os agentes de Endemias, fazem desde o trabalho de Educação em Saúde nas escolas, em creches, feiras livres, até o controle do vetor, como a destruição do criadouro (Local onde mosquito está). Também faz uso de produto químico que serve para matar a larva em locais difíceis de destruir.

Fonte: SES

Comentários