Decisão aconteceu nesta sexta-feira, dia 24 (Foto: Coren) |
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE), enfermeira doutora Maria Cláudia Tavares de Mattos participou de uma reunião na tarde desta sexta-feira, dia 24, com membros do Conselho. O Portal Infonet já havia antecipado que o hospital seria desinterditado, mediante acordo firmado no Ministétrio Público Estadual (MPE).
Maria Cláudia Tavares abriu a Reunião Extraordinária do Pleno (REP) informando aos demais conselheiros como a autarquia chegou ao acordo firmado em audiência no Ministétrio Público Estadual (MPE) no dia 22 deste mês, juntamente com a gestão do Hospital e Maternidade Santa Cecília de Aquidabã.
Durante a reunião plenária, os conselheiros questionaram sobre as fiscalizações e os pontos críticos citados no processo. A presidente apresentou a situação e o termo pactuado no MP, onde confirmou que a saúde da população de Aquidabã, após a ação da fiscalização do Regional, ganhou mais segurança na assistência, pois houve crescimento no número de profissionais enfermeiros, a implementação sala de estabilização, a adequação ao serviço de esterilização, de insumos e medicamentos..
O plenário votou pela desinterdição ética do serviço de enfermagem do Hospital e Maternidade Santa Cecília, devido a esse ajuste amigável, onde foi firmado o compromisso de reavaliação dos pontos que ainda serão ajustados. Ainda durante a reunião, foi encaminhada imediatamente a documentação ao hospital, para que o atendimento de enfermagem voltasse ao normal já a partir desta sexta-feira, dia 24. E dentro do prazo firmado junto ao MP, que é de seis meses, o hospital será novamente fiscalizado.
De acordo com a presidente do Conselho, Maria Cláudia Mattos, foi extremamente exitosa a Interdição Ética do serviço de Enfermagem, haja vista que houve um ganho muito grande para a sociedade, para a categoria e para a saúde pública do Estado de Sergipe, em especial para o município de Aquidabã. “Eu consigo antever a saúde pública do município de Aquidabã e circunvizinhos, antes e agora como ela será. Vislumbro melhorias de todas as ordens”, finalizou a Presidente.
Melhoria na saúde
Esse reconhecimento foi citado, no dia 22, no Ministério Público, pelos promotores de Justiça, que conduziram a reunião de pactuação, Nilzir Soares e Joelma Santana, quando confirmaram que o atendimento da saúde para os moradores do município de Aquidabã agora está bem melhor. Isso só foi possível porque o Coren/SE buscou a adequação da assistência do hospital, ou seja, é um reconhecimento de que a função de melhorar as condições de atuação da enfermagem, consequentemente, da assistência à população foi mérito da Autarquia.
Fonte: Ascom Coren
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B