Consumidores devem observar garrafões de água mineral

Os garrafões têm que estar lacrados e com o selo fiscal (Foto: SES)

Todos os dias, milhares de pessoas consomem água mineral proveniente de garrafões de 20 litros. Quando não são observadas as boas práticas no processo de envase, armazenamento e distribuição, além das condições do garrafão, essa água pode trazer riscos para a saúde do consumidor.

De acordo com a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária Estadual (Divisa), Rosana Barreto, a primeira coisa a ser feita é analisar o garrafão quando entregue pelos distribuidores nas residências. "Os garrafões têm que estar lacrados e com o selo fiscal e sanitário. Sem o selo, o produto é clandestino. Mesmo lacrado, o garrafão pode apresentar vazamentos. No mesmo local onde sai a água, entram microorganismos que podem prejudicar a saúde. O garrafão não pode estar amassado, nem arranhado e deve estar dentro do prazo de validade", explicou Rosana Barreto.

A gerente orienta ainda que o consumidor deve conhecer o local onde a água é comprada para saber quais são as condições de armazenamento. "Em casa ou no local de venda, o garrafão não pode estar exposto à luz solar para não criar algas azuis e alterar as características químicas e físico-químicas. Não devem ser colocados diretamente no chão", complementou a gerente.

"O transporte dos garrafões deve ser feito em veículos fechados e destinados somente para esse fim. Não podem ser transportados e nem armazenados junto com gás, materiais de limpeza, solventes, combustíveis, entre outros produtos químicos", orientou Rosana Barreto.

Higiene do garrafão

Antes de abrir o garrafão e iniciar o consumo da água, é preciso higienizá-lo. "Antes de tudo, é preciso lavar as mãos com água e sabão. Depois, tirar o lacre, lavar o garrafão com água e sabão neutro e passar um pano embebido de álcool a 70% na parte externa, aguardar o álcool secar para depois consumir a água", disse Rosana Barreto.

A técnica reforça ainda que "não adianta higienizar o garrafão e não fazer a limpeza correta do bebedouro. Uma esponja deve ser utilizada somente para esse fim. Para limpar o bebedouro, é preciso retirar a cuba, lavá-la com água fervente e esgotá-la pela torneira. Encher a cuba novamente, colocar três colheres de sopa de água sanitária, deixar agir por 15 minutos e esgotá-la pela torneira. Depois disso, é necessário fazer o enxágue esgotando a água pela torneira novamente", explicou a técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Selo Fiscal e Sanitário

Todos os garrafões de água mineral devem ter em seu lacre o selo fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Nele contém um número que pode ser consultado através do site da Sefaz para verificar a autenticidade do produto.
De acordo com o diretor de Vigilância Sanitária da SES, o selo fiscal e sanitário da água mineral tem o objetivo de informar ao consumidor sobre a procedência e qualidade do produto. "O selo vale para qualquer garrafão de água mineral vendida em Sergipe, independente de ser produzida e envasada aqui no Estado", explicou Antônio de Pádua Pereira Pombo.

Confira o passo a passo para verificar a procedência da água:
1- Acesse o site da Sefaz – www.sefaz.se.gov.br/
2- Clique no banner do canto superior direito do site escrito Água Mineral;
3- Acessar o link "Consulta ao Selo Fiscal de Controle";
4- Digite o número que consta no selo e clique para consultar;
5- As informações sobre a empresa envasadora que estão no site devem ser as mesmas
descritas no rótulo do garrafão;
6- Em caso de divergência das informações, o consumidor pode fazer a denúncia para a Vigilância Sanitária através do e-mail covisases@saude.se.gov.br ou à Ouvidoria da Saúde pelo telefone 0800-286-3000 ou e-mail ouvidoria@saude.se.gov.br. A Sefaz também recebe denúncias pelo 0800-284-7579.

Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais