Consumir pescados traz inúmeros benefícios para a saúde

Suyan Araújo explica benefícios dos pescados

Durante essa época do ano, o consumo de peixes e pescados costuma aumentar devido à influência religiosa na alimentação. A tradição secular orienta o consumo de peixes e pescados duas vezes na semana, na quarta e na sexta-feira. Mas será que a religião tinha noção dos benefícios que o consumo desses alimentos traz para as nossas vidas? Eles são inúmeros: fácil digestão, melhora na concentração e na memória, prevenção de doenças cardiovasculares, entre outros.

A nutricionista do GBarbosa, Suyan Araújo, explica que o peixe é rico em ômega 3 e que a recomendação religiosa tem fundamento nutricional.“O consumo de pescados deve ser de pelo menos duas vezes por semana”.

Ela destaca os principais benefícios de colocar pescados na alimentação. “O peixe tem fácil digestão, faz melhora significativa da memória e concentração, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares e do aumento das reações anti-inflamatórias do organismo, já que o peixe é rico em ômega 3, que é um componente importante para todos estes processos”.

O pescado é um alimento que se destaca nutricionalmente quanto à quantidade e qualidade das suas proteínas, à presença de vitaminas e minerais e, principalmente, por ser fonte de ácidos graxos essenciais ômega-3.

Suyan destaca que ao menos cinco espécies de peixe podem passar por “bacalhau”. “O Cod do Pacífico (Gadus macrocephalus) e o Cod do Atlântico (Gadus morhua) são os mais conhecidos. Este último é considerado o legítimo “bacalhau da Noruega”, país considerado o habitat da espécie. Os outros peixes são o Saithe (Pollachius virens), o Ling (Molva molva) e o Zarbo (Brosmius brosme), também encontrados no Hemisfério Norte. No Brasil temos o peixe Pirarucu, encontrado nos rios amazônicos”, enumera.

Já que conhece os benefícios do consumo de peixes, que tal preparar um prato para o almoço de Páscoa? A nutricionista do GBarbosa sugere uma bacalhoada portuguesa.

Ingredientes

4 pimentões (2 amarelos e 2 vermelhos)
4 cebolas grandes
800g de batata calabresa
1,8kg de bacalhau dessalgado
300g de azeitona
400g de brócolis
400g de repolho
400g de cenoura
00g de alho cortado em lâminas
Azeite
4 camarões VG
4 ovos

Modo de preparo

Leve o bacalhau dessalgado à brasa por 40 minutos (ou ao forno por uma hora). Vire na metade do tempo e regue com azeite.
Coloque a batata pré-cozida na brasa (ou forno) por dez minutos.
Em paralelo, coloque os pimentões no espeto (ou forno) por cinco minutos, retirando a pele e cortando em tiras logo em seguida.
Os legumes (brócolis, cenoura e repolho) devem ser cozidos por aproximadamente dez minutos.

Montagem do prato na travessa:

Primeiro posicione as postas de bacalhau na travessa.
Disponha as tiras de pimentão por cima do bacalhau, assim como as cebolas cortadas em quatro partes.
Fatie os legumes já cozidos e adicione ao bacalhau. Corte o alho em lâminas, aqueça o azeite na frigideira e adicione o alho.
Quando dourar, coloque a mistura por cima do bacalhau.
Grelhe os camarões VG por cinco minutos, e tempere com sal a gosto. Depois de cozidos, corte os ovos em quatro partes e decore o prato.

fonte e foto: Ascom Gbarbosa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais