![]() |
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
A frequência de adultos que dirige depois de beber reduziu em 45% nos últimos sete anos. De acordo com o Ministério da Saúde, essa redução é um reflexo da lei seca no Brasil, em vigor desde 2008. A medida pune quem for pego dirigindo sob influência de álcool. O motorista flagrado tem a carteira de habilitação recolhida, o veículo retido, além de arcar com uma multa de quase dois mil reais.
A coordenadora de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis do Ministério da Saúde, Deborah Malta, acredita que a lei seca provocou uma mudança significativa nos hábitos da população. "Nós observamos uma redução de 45% exatamente nos anos imediatamente após a aplicação da lei seca e com isso nós atribuímos a essa redução expressiva às medidas regulatórias que trouxeram um endurecimento maior em relação ao ato de beber e dirigir, ou seja, na medida em que você tem boas leis, você acaba também induzindo comportamentos mais saudáveis na população em geral".
Deborah Malta, destacou também que as medidas de prevenção à acidentes no trânsito promovidas pelos estados e municípios também são importantes para diminuir as mortes e os acidentes nas ruas e nas estradas do país. "É importante uma série de medidas como boas medidas de legislação, fiscalização, medidas de educação no trânsito. Sem dúvida, todas essas medidas elas vão impactar, no futuro, no sentido de que a gente também consiga reverter as mortes no transito e o número de acidentes".
No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes. Em 2012, mais de 44 mil pessoas perderam a vida nas ruas e nas estradas.
Fonte: Ascom/MS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B