Copa: SES alerta para a importância do preservativo

O médico Almir Santana explicou que a campanha vai durar até o dia 30 de junho (Foto: Arquivo Infonet)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual IST/Aids, lança na noite desta segunda-feira, 18, no Arraial do Povo, que acontece na Orla de Atalaia, a campanha “ Entre no Time da Prevenção”. O foco do evento é lembrar as pessoas sobre a importância de usar a camisinha, contextualizando com mensagem da Copa do Mundo e a prevenção contra a AIDS, HPV, Sífilis e Hepatite B e C, divulgando os métodos que compõem a ‘Prevenção Combinada’.

Para contribuir com a sensibilização e a difusão dos mecanismos de prevenção dessas doenças, a campanha conta com material informativo, camisas, faixas e divulgação nas redes sociais. O médico Almir Santana explicou que a campanha vai durar até o dia 30 de junho. “Todos os dias vamos estar com a equipe no Arraial do Povo, disponibilizando preservativos, exibindo banner educativos e  principalmente conversando com as pessoas sobre a necessidade de usar camisinha e fazer os testes”.

Esse ano, a campanha, que é realizada anualmente na época junina, teve um foco um pouco diferente, porque associa a Copa do Mundo, daí a frase “Apelando para que as pessoas entrem no time da prevenção”. O foco é a prevenção, usando a imagem da copa do mundo, segundo informou Almir Santana.

A campanha será lançada no arraial do povo, pelo stand que foi montado pela Secretaria de Estado da Cultura. “Produzimos camisas para os voluntários e, em alguns municípios, promovemos a entrega de folhetos trazendo informações gerais sobre Aids, Sífilis, Hepatite B e C e HPV”, observou Almir.

Segundo Almir Santana, até o dia 30 será utilizada a unidade móvel e serão definidos os dias que, essa mesma unidade, estará na praça de eventos para disponibilizar os testes rápidos.

Saúde na Copa

“O foco do momento é a Copa do Mundo, que acontece de quatro em quatro anos. Estamos incluindo a Prevenção Combinada. Não é só a camisinha, abordamos também a importância do tratamento como forma de prevenção. Então, esse ano, analisando a campanha, vamos incentivar as pessoas a conhecer o que é a prevenção combinada”, disse Almir.

Ele ressaltou que como em todos os anos, o Programa IST/AIDS, lança a campanha de prevenção. Mas, esse ano, ela aparece numa versão mais alegre.  Almir Santana explicou que está sendo disponibilizado para os municípios que forem promover festas juninas, músicas que falam da camisinha. “Podemos enviar essas músicas já gravadas, que podem ser usados nos locais estratégicos onde tem forro”, atentou o médico.

As cidades que vão realizar as festas juninas, vão contar com o material e apoio com relação a disponibilização de material educativo, que vai ser lançado hoje e com a distribuição preservativos. “Vamos utilizar também as redes sociais, divulgando mensagem de prevenção de forma criativa, utilizando a mensagem da copa do mundo”,

‘’Volto a lembrar que não há mais grupo de risco, o risco é para qualquer pessoa que não usa camisinha. Nós extinguimos a denominação grupo de risco. Constatamos que muitas pessoas, apesar de reconhecer o risco, optam por não utilizar o preservativo, o que se configura como escolha perigosa”, ressaltou o médico.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais