![]() |
As irregularidades foram constatadas nas bases de 12 municípios sergipanos (Foto: Coren) |
O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) constatou irregularidades consideradas graves nas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em 12 municípios sergipanos. De acordo com informações contidas em relatório produzido pela equipe de fiscalização, até o abastecimento de água é deficiente, o que tem impossibilitado o exercício das atividades profissionais.
A fiscalização foi realizada na quarta-feira, dia 27, pela equipe de fiscalização do Coren, que passou todo o dia percorrendo as bases do Samu nos municípios de Lagarto, Ribeirópolis, Salgado, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo, Porto da Folha, Canindé do São Francisco, Carmópolis, Capela e Barra dos Coqueiros.
Conforme o relatório, no dia da fiscalização, os socorristas da base de Lagarto estavam na unidade, mas impossibilitados de trabalhar devido à falta de água. Aquela equipe já prestou queixa em Boletim de Ocorrência por assédio moral, agressões, roubo, furto, assalto, depredações, invasões e desacato, fatos que teriam sido registrados em diferentes períodos naquela unidade.
De acordo com informações contidas no relatório, há unidades sem higienização por falta de agentes de limpeza, com aparelhos de ar condicionado quebrados e alojamentos sem as mínimas condições de uso. Em todas as unidades foram registradas infiltrações e mobiliário quebrado, segundo o relatório da equipe de fiscalização do Coren.
Cópias destes relatórios, segundo informações da assessoria de imprensa do órgão, serão encaminhadas para a Secretaria de Estado da Saúde, para a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e também para a coordenadoria geral do Samu solicitando imediatas providências para sanar as irregularidades.
A assessoria de comunicação da FHS encaminhou nota ao Portal. "A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) informa que não foi notificada da visita e nem recebeu o relatório final do referido órgão. Portanto, não pode se pronunciar em relação aos questionamentos. A FHS aproveita para informar que segue um cronograma de reforma das bases descentralizadas e manutenção das viaturas, cuja frota conta com 60 ambulâncias em uso e oito como frota reserva".
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B