Medicamentos fora da validade foram encontrados (Fotos: Ascom Coren)
|
O Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE) encontrou várias irregularidades durante fiscalização no Hospital Regional de Itabaiana. De acordo com a presidente do Coren, Maria Claudia Tavares de Matos, o conselho recebeu denúncias de profissionais e de pessoas da comunidade. “As denúncias da comunidade foram em relação a demora no atendimento e quanto aos profissionais foi a quantidade aquém da demanda”, diz a presidente que constatou os problemas.
“Verificamos muitos problemas entre eles a medicação vencida, profissionais auxiliares na escala de técnico de enfermagem, material para esterilização sem a data de esterilizado e de acordo com a escala havia um subdimensionamento do quantitativo de profissionais de enfermagem”, explica.
A presidente do Coren esclarece que no prazo de 30 dias será encaminhado um relatório para a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) com todos os problemas constatados.
“Após o relatório, vamos voltar ao hospital para saber se eles já se adequaram e caso não tenham cumprido com as adequações, podemos enquanto conselho entrar com uma ação civil pública e até com uma interdição ética”, aponta a presidente que continuará a fiscalizar outros hospitais.
"Já realizamos fiscalizações em hospitais particulares e públicos de Aracaju e vamos continuar fiscalizando outros hospitais. Não divulgamos porque tudo ocorre em sigilo", destaca.
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) que informou que só irá se pronunciar quando estiver com o relatório do Coren.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B