Encontro aconteceu na sede do Coren/SE (Fotos: Portal Infonet) |
Secretários de saúde de alguns municípios sergipanos se reuniram nesta quinta-feira, 9, na sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). As discussões envolveram as 30 horas semanais da enfermagem, a participação da enfermagem na XV Conferência Nacional de Saúde, além da regularização dos profissionais da enfermagem junto ao Coren.
Segundo a presidente do Coren, Maria Clara Tavares de Matos, o encontro foi para ouvir os gestores e tentar buscar uma parceria junto ao conselho. “Esse encontro teve o objetivo trazer os profissionais gestores municipais que são enfermeiros, para o conselho. É tentar fazer uma parceria e não exercer apenas a sua função de fiscalização, mas sua função também de estar junto, monitorar e aparelhar esses gestores para trabalhar dentro da legislação pertinente, com isso tudo, almejando proteger a sociedade de imprudência e negligência”, afirma.
Secretária de saúde de Porto da Folha, Lindete Almeida diz que diversas ações foram desenvolvidas |
Ainda segundo a presidente, durante as visitas já feitas aos municípios do interior do estado e na capital, o conselho percebeu que a situação é parecida. “O que posso perceber nas fiscalizações, não só no município, é que as condições são parecidas. Houve uma desaceleração de alguns serviços como obras por conta de recursos que não chegaram e isso parece ser premissa dos municípios", acredita.
A secretária municipal de saúde de Porto da Folha, Lindete Almeida, que também é enfermeira, esteve no encontro e destacou que diversas ações já foram desenvolvidas no município.
“A realidade de Porto da Folha está bem desenvolvida, mas temos ainda o que melhorar. Temos nove postos, sendo seis em reforma e mesmo assim alugamos casas e todos os povoados continuaram com atividades de atenção primária sendo desenvolvidaS. Temos a UPA 24 horas e que até hoje nunca faltou equipe e nem profissionais. Hoje temos cinco equipes num plantão de 24h de segunda a segunda com a realização de raio-x e pequenas cirurgias. Ampliamos o centro de especialização que faz a fisioterapia e vamos entrar processo de reforma do Caps”.
Conferência Nacional de Saúde
Para a representante do Movimento Popular de Saúde de Sergipe (MOP), Simone Leite, o encontro foi pertinente também para discutir a XV Conferência Nacional de Saúde. “O Coren está de parabéns em realizar esse encontro. Achei importante para que os enfermeiros se engajem nas conferências municipais e que a gente consiga mobilizar o máximo de pessoas, para que elas levem para a conferência propostas para melhorar o SUS”, informa.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B