Ação tem o objetivo de eliminar criadouros da dengue |
Moradores da Coroa do Meio receberam neste sábado, 28, os agentes de endemia da força-tarefa de combate à dengue. Cerca de 1300 imóveis foram contemplados com a ação que tem o objetivo de prevenir e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
O supervisor geral, Sérgio Sá, explica que o bairro foi escolhido por apresentar um alto índice de infestação. “Fizemos uma avaliação dos bairros por meio do Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) e constatamos que a Coroa do Meio, apresentou um índice de 3%, valor considerado como alerta. O que nos chamou atenção foi o fato de que os focos da dengue foram encontrados em depósitos mais simples, como tampinhas, garrafa, lata e cadeiras de plástico”, conta.
Sérgio Sá explica que o bairro tem alto índice de infestação |
O agente de endemias Ivan Pereira destaca as principais ações da força-tarefa. “Nossa intenção é orientar os moradores para que prestem atenção aos locais de acúmulo de água e não deixem que se tornem criatório das larvas. Também verificamos banheiros desativados, reservatórios, lavanderias, além de saber se houve alguém doente nos últimos tempos. É uma espécie de vistoria total na casa das pessoas”, esclarece o agente.
A moradora Eliene França recebeu as equipes em casa e ficou atenta às orientações. “Acho importante que eles venham em nossa casa, pois apesar de todos os cuidados, já foram encontrados focos da dengue aqui. Eles são muito resistentes e às vezes precisamos da ajudinha dos agentes para resolver o caso”, comenta
Combate
Moradora procura seguir as orientações dos agentes |
A força-tarefa está sendo realizada pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e conta com 50 agentes de endemias e 17 agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que atuarão na limpeza dos terrenos.
Por Verlane Estácio e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B