Coronavírus deixa setor turístico em alerta em Sergipe

Rede hoteleira recebe orientações sobre prevenção, cuidados e atendimento a hóspedes (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Diferentes segmentos da área do turismo se reunirão com o Governo do Estado para discutir estratégias de conscientização para enfrentar os possíveis efeitos que o coronavírus pode trazer para o setor turístico em Sergipe. O secretário de estado Sales Neto, do Turismo, assegura que a situação é controlada, mas há necessidade de se travar um diálogo com o setor, por se tratar de um segmento sensível a variáveis desta natureza.

Em Sergipe, há apenas um caso suspeito, cujos exames passarão por análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referência para o diagnóstico laboratorial do novo coronavírus no Brasil. Trata-se de uma mulher que chegou recentemente da Itália com sintomas suspeitos.

Ela está em isolamento domiciliar [sem necessidade de internação] e todos os familiares estão sendo monitorados tanto pela rede privada que prestou o atendimento como também pela rede pública de saúde do município de Aracaju e do Governo do Estado. O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) já concluiu as análises, destacando como negativo o resultado dos exames relativos aos vírus influenza A e B, metapneumovírus, vírus sincicial respiratório, além do influenza 1, 2 e 3.

Na reunião, conforme o secretário Sales, estarão representados os segmentos hoteleiro, agentes de viagem e também da empresa espanhola que administra o aeroporto Santa Maria, de Aracaju, além de servidores públicos envolvidos com a questão na Secretaria de Estado da Saúde (SES). “Para passar ao segmento todos os protocolos previstos para que eles possam trabalhar com bastante informações e ter capacidade de identificar alguém que chegou das áreas onde há incidência da doença”, explicou o secretário.

O setor turístico em Sergipe não foi afetado pela doença, que já se espalha por todos os continentes do planeta terra, com um caso confirmado no Brasil, no Estado de São Paulo. Há também outros 182 casos suspeitos que estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) em Sergipe, Antonio Franco Sobrinho, informou que a rede hoteleira no Estado está atenta ao problema e os empreendimentos estão transmitindo informações, capacitando os funcionários para orientá-los quanto à higiene e tratamento aos hóspedes.

O coronavírus não trouxe impactos ao setor. “Não há cancelamentos de reservas, mas também não houve aumento na procura”, destacou o presidente da ABIH, que classifica como natural este comportamento do segmento nesta época do ano, momento em que se inicia a baixa estação. Mas o setor já está mobilizado e em breve iniciará nova campanha para divulgar Sergipe como destino turístico para o mês de junho, durante os tradicionais festejos dedicados aos santos juninos.

O presidente da ABIH está otimista, acreditando no aumento da busca por destino turístico internamente, devido à incidência da doença em outros países. Momento oportuno também, conforme destacou, devido ao aumento do valor da moeda americana, fato que poderá influenciar Sergipe como opção de destino turístico para os próprios brasileiros. “Acho que as pessoas tendem a viajar mais por dentro do Brasil”, comentou.

Panfleto

A ABIH Nacional está distribuindo um panfleto, com toda a rede hoteleira do Brasil, transmitindo informações precisas sobre a doença, o tratamento e consequências, além de trazer alerta sobre os hábitos rotineiros que podem contribuir com a prevenção.

No panfleto, está destacada uma séria de alerta quanto à prevenção. Conheça, a seguir:

Áreas de colaboradores que têm contato direto com o público como recepção, governança, eventos e restaurante, antes e após cada atendimento, utilizar álcool gel ou sabonetes higienizadores que não precisam de água, caso não seja possível lavar as mãos.

Treinar os colaboradores de todos os setores sobre o coronavírus: origem, sintomas, transmissão, prevenção e tratamento, assim como a constante higienização pessoal e dos ambientes.

Em caso de hóspedes ou colaboradores com sintomas, encaminhá-los para unidades de saúde, higienizar os locais utilizados e acompanhar o diagnóstico.

Notificar a Vigilância Sanitária de possíveis casos suspeitos de hóspedes e colaboradores, especialmente se a procedência da viagem anterior seja da China.

Importante observar as condições de higiene e desinfecção do quarto, banheiros e áreas de uso comum.

 

por Cassia Santana

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais