Coronavírus provoca redução no estoque do banco de sangue em Sergipe

Estoques de sangue estão reduzidos no Hemose (Foto: Arquivo ASN)

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) já começou a sentir os reflexos das medidas restritivas do governo estadual e da Prefeitura de Aracaju para impedir a proliferação do coronavírus, o COVID-19, cuja doença já apresenta 10 casos confirmados em Sergipe. Como atividade essencial, o Hemose continua funcionando regularmente, nos dias úteis, das 7h30 às 17h, mas os estoques estão caindo.

De acordo com o Hemose, os estoques caíram e estão limitados com pouco mais de 200 bolsas de sangue dos tipos O, A, B e Ab positivo e negativo disponíveis. Desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em solo sergipano, as doações reduziram em torno de 50%, segundo estatística do Hemose.

Em períodos normais, sem a interferência de viroses, o Hemocentro coleta uma média de 100 a 120 bolsas por dia. Com o alerta para o coronavírus, a doação deve ser feita de forma agendada. O sangue coletado passa por análises sorológicas, com o objetivo de verificar a existência de doenças transmissíveis pelo sangue. É analisada a ausência do HIV, responsável pela transmissão da Aids, além daqueles que causam hepatites, doença de Chagas, entre outras.

Após esses procedimentos, o sangue é fracionado em plaquetas, hemácias e plasma, liberado para atendimento transfusional de pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede Hospitalar do Estado de Sergipe.

Os doares devem fazer o agendamento por telefone: (79) 3225-8039 ou (79) 3259-3174. O Hemose também disponibiliza o email ssocial.hemose@fsph.se.gov.br para maiores esclarecimentos. Para doar sangue, o interessado deve estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre os 16 e 69 anos. As pessoas que apresentarem sintomas de viroses, como gripes e resfriados, não deverão fazer a doação. O doador, com os sintomas, deve aguardar um período entre oito a 10 dias após passar todos os sintomas para, então, habilitar-se à doação de sangue.

 

Com informações da Ascom/Hemose

 

 

 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais