Irregularidades foram apontadas na Nossa Senhora de Lourdes e…(Fotos: Arquivo Infonet) |
Um relatório do Corpo de Bombeiros elaborado a pedido do Ministério Público Estadual (MPE) apontou diversas irregularidades na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
No relatório de prevenção e combate a incêndio foram constatadas nove irregularidades na Nossa Senhora de Lourdes e 16 no Huse.
Irregularidades
Dentre as irregularidades encontradas na MNSL estão a existência de extintores vencidos, corrosão aparente no reservatório da caixa d’água, falta de apresentação de um projeto de combate a incêndio e de Sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA).
Já no Huse estão problemas na instalação elétrica, iluminação de emergência insuficiente, ausência de iluminação de abandono, extintores vencidos, dentre outros.
Por conta das inadequações, em março deste ano, o Ministério Público Estadual (MPE), através da promotora dos Direitos à Saúde Euza Missano, ajuizou uma ação civil pública com pedido de liminar em face do Governo do Estado e da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) para que providencie, no prazo de 48 horas, a correção dos extintores de incêndio e a desobstrução de todas as saídas de emergência da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
…Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) |
Segundo o coronel Reginaldo Dórea, diretor de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, os erros já foram apontados, restando apenas os gestores fazerem as correções. “Na maternidade pedimos a revisão imediata da instalação elétrica tinha muita fiação e estava com risco iminente de ter uma sobrecarga ou um princípio de incêndio, bem como melhorias no revestimento do teto de recreação da UTI e da passarela que liga o setor de internamento ao refeitório porque essa parte está caindo, ou tira ou refaz, porque se uma placa daquela cai, complica”, afirma.
Ainda segundo o Coronel, a intenção do CB é que as irregularidades sejam sanadas para evitar problemas futuros. “A nossa intenção não é fechar a maternidade, mas que eles tenham os preventivos de combate a incêndio. Quando se tem segurança é mais fácil trabalhar e o que estamos fazendo é defender a sociedade civil”, diz.
Correções
Em nota, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) esclarece que as medidas para a readequação das saídas de emergência na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) e de todas as questões de segurança solicitadas pelo Corpo de Bombeiros para esta unidade já estão sendo providenciadas. Antes mesmo da visita da corporação, a Fundação detectou alguns dos itens questionados e já tinha disparado processos junto à Coordenação de Infraestrutura, no sentido de realizar as melhorias.
Com relação ao Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), a FHS pontua ainda que, como se trata de uma unidade maior e mais complexa, já está realizando as readequações necessárias naquela unidade hospitalar. Paralelo às demandas sugeridas pelo Corpo de Bombeiros, a Fundação Hospitalar de Saúde já vem realizando mudanças físicas no Pronto Socorro da maior porta de acesso à saúde do estado, com o intuito de aprimorar cada vez mais a assistência ao paciente, proporcionando a rotatividade nos leitos no HUSE.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B