Covid-19: banco de leite está com déficit de 3,5 litros de leite/dia

Bancos de leite precisam de doações (Foto: Flávia Pacheco/ SES)

Desde meados de março o Banco de Leite Humano Marly Sarney, responsável por promover o aleitamento materno as crianças da maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), segue com dificuldades para atingir a meta de 8 litros de leite/dia. Atualmente, após um leve aumento no número de doações, o banco de leite segue com uma média de 4,5 litros de leita/dia, o que representa um déficit de 3,5 litros de leite/dia, para atingir o índice necessário.

De acordo com a gerente do Banco de Leite Humano Marly Sarney, Magda Dória, houve um aumento muito comemorado de 22 para 95 doadores nos últimos dois meses. No entanto, é preciso que as doações possam continuar acontecendo. “Precisamos atingir nossa meta diária. Felizmente graças ao nosso trabalho de divulgação e a imprensa conseguimos mais doadoras. Mas é importante manter o que temos e tentar aumentar as doações através de novas doadoras”, afirma.

Nesse período de quarentena Magda diz que as doações podem ser feitas a distância seguindo todos os protocolos de saúde. “Estamos tendo canais de atendimento por grupos de Whatssapp, telefone. A mãe não precisa vir aqui. Basta ligar. Daí ela manda alguns exames, como hemograma, HIV, sífilis e hepatite, sendo que todos tem que estar negativos. A gente analisa essa documentação e caso ela possa doar, vamos até a casa dela fazer a coleta do leite”, orienta.

Magda explica que a coleta do leite é organizada por bairro e acontece semanalmente. Ainda segundo ela, é entregue às mães um kit com itens de proteção pessoal, como luvas e máscaras, além do pote esterilizado onde será armazenado o leite “Assim que os recipientes estão cheios, elas entram em contato conosco e vamos pegá-lo”, destaca. “Sempre promovemos os maiores cuidados para ofertar proteção à mãe e ao leite que é doado”, completa.

Magna ressalta que a rede de bancos leite de Sergipe é formada pelos seguintes pontos:

Banco de Leite Humano Marly Sarney – Rua Mato Grosso, s/n. Bairro José Conrado de Araújo, em Aracaju. Funciona das 7h às 17h. Outras informações através do número (79) 3226-6301.

Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt: Rua Hipólito Santos, s/n, Centro de Lagarto. Contato: (79) 3631-2723.

Posto de Coleta no Hospital Santa Izabel: Av. Simeão Sobral, s/n. Informações pelo contato: (79) 3212-4900.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais