Covid-19: cuidados sanitários devem ser mantidos após a vacinação

O uso de máscara de proteção continua sendo forte aliado nos cuidados (Foto: divulgação)

A vacinação contra covid-19 avança em todo país e em Aracaju não é diferente.  Diante do cenário de incertezas da pandemia, surge o questionamento sobre cuidados pós-vacina.

De acordo com o médico e professor da Universidade Tiradentes, Matheus Todt, não existe recomendação específica para o pós-vacina. No entanto, os cuidados sanitários devem ser mantidos. “Não há nenhuma recomendação específica aos idosos pós-vacina. Deve-se, apenas, manter-se atento, pois podem ocorrer algumas reações vacinais como febre baixa, dor no corpo e dor no corpo”.

Questionado sobre efeitos colaterais, Todt explicou que não há registro. “Não há relatos de efeitos colaterais importantes como alteração de reflexos ou outras alterações neurológicas”.

Cuidados

O uso de máscara de proteção, higiene constante das mãos e manutenção do isolamento social, especialmente evitando-se aglomerações, continuam sendo fortes aliados no combate à Covid-19, uma vez que ainda não é possível promover a vacinação em massa.

No Brasil, são utilizadas para a vacinação contra a covid-19 as vacinas CoronaVac (Sinovac/Butantan) e Astrazeneca. Neste momento, apenas os vacinados com a CoronaVac estão recebendo a segunda dose do imunizante, dado que o intervalo de aplicação da vacina AstraZeneca é de até 90 dias.

Fonte: Assessoria/UNIT

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais