Covid-19: Hospital de Campanha de Lagarto ficará pronto em 5 de junho

0
Ao todo serão 20 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 (Foto: Ascom/HUL)

Todos os 20 leitos do Hospital de Campanha de Lagarto, região centro-sul do estado, estão previstos para entrar em funcionamento a partir do dia 5 de junho. Segundo o superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), vinculado à Universidade Federal de Sergipe (UFS), Manoel Cerqueira Neto, as estruturas externas e internas já estão em fase de finalização, restando apenas pequenos reparos.

“A parte estrutural externa já está praticamente pronta, a parte de T.I também, além da rede de gases de oxigênio, como ar comprimido e vácuo. Na parte interna, todos os leitos e as divisórias também já estão quase finalizados”, destaca Manoel Cerqueira Neto. Ainda segundo ele, no tocante à parte estrutural resta apenas a implantação do sistema de refrigeração e a ligação de energia elétrica, como a instalação de geradores, por exemplo.

O superintende do HUL destaca ainda que o Hospital de Campanha além de atender casos de média complexidade poderá também prestar assistência para casos mais graves. “A princípio os 20 leitos estão prontos para atender casos de média complexidade. Mas eles têm estrutura para receber pacientes de alta complexidade, que é a grande demanda da Secretaria Municipal da Saúde”, enfatiza.

Localização e estrutura 

O hospital provisório ficará anexo ao HUL, como uma extensão da unidade hospitalar, e contará com 20 leitos de média complexidade, que se somarão aos 46 leitos já abertos na unidade de doenças respiratórias. Com aproximadamente 700 metros quadrados (m²), o hospital de campanha foi erguido com estruturas metálicas, divisórias com laminado estrutural e cobertura e laterais em lona, e seguirá a legislação vigente. Além disso, contará com sala de espera, consultório, posto de enfermagem, sala de acolhimento, entre outros espaços.

por João Paulo Schneider 

Comentários