Covid-19: Lacen libera 5.079 resultados que estavam em atraso

(Foto: Ascom/ ASN)

No último final de semana o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) zerou a demanda de testes de Covid-19 que estava reprimida, possibilitando a liberação de 5.079 resultados. A assessoria de comunicação do Lacen informou que, desse total, 3.577 amostras foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

De acordo com o superintendente do Lacen, Cliomar Alves, com a aquisição de 200 kits, realizada pelo Governo do estado, a expectativa é de que uma média de 20 mil testes possíveis sejam realizados. Ainda segundo a assessoria do laboratório, os kits encaminhados já estão adiantando as análises e colaboraram com a liberação de 960 amostras.

Conforme informações do superintendente do Lacen, Cliomar Alves, a parceria com a Fiocruz irá prosseguir. “Até que o fornecedor normalize a entrega dos kits para extração automatizada do RNA do vírus, o Lacen encaminhará uma média de 600 amostras por semana para serem processadas no Instituto”, detalha ao frisar. “Nossa meta é zerar a demanda reprimida de testes sempre que houver necessidade”, destaca.

Atualmente o Lacen continua liberando 400 resultados por dia, processados manualmente, e aguarda a chegada de mais uma remessa dos kits. Com a breve regularização da remessa que já está sendo utilizada, a previsão é de que sejam liberados 800 análises por dia.

Dados
Segundo dados gerais de exames cadastrados para diagnóstico da Covid-19 do Lacen, o cumulativo de maio e a primeira quinzena de junho, somam 18.274 resultados liberados. Na unidade as amostras passam pela pesquisa de oito vírus causadores de infecções respiratórias como, Influenza A e B, Metapneuvírus, Adenovírus, Parainfluenza 1, 2 e 3, e os testes específicos para detecção do novo coronavírus.

por Juliana Melo e Verlane Estácio

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais