Covid-19: pesquisa da UFS aponta 77 testes positivos em São Cristóvão

De acordo com a universidade, foram realizados ao total 3.500 testes (Foto ilustrativa: arquivo Portal Infonet)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) informou nesta segunda-feira, 11, que já encaminhou para as Secretarias de Saúde de Aracaju e São Cristóvão o resultado da testagem feita para identificar pessoas assintomáticas [que não apresentam sintomas] do coronavírus (Covid-19).

De acordo com a universidade, foram realizados ao total 3.500 testes, sendo cerca de 380 testes no município de Itabaiana e 350 nos demais municípios analisados. A ação voluntária ocorreu nos dez municípios mais populosos do estado, a exemplo de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana, São Cristóvão, Estância, Tobias Barreto, Itabaianinha, Simão Dias e Glória.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão informou que dos testes realizados pela UFS no município, a pesquisa evidenciou 77 resultados positivos. Foram 39 para IgM (doença ativa), ou seja, que a pessoa estava infectada pelo vírus no momento da realização do exame, 34 IgG, ou seja, pessoas que durante o teste apresentaram anticorpos de memória da doença, já estando imunizadas sem transmitir a doença. Já 4 pessoas estão no limite entre IgM e IgG para somente IgG.

Ainda segundo a Secretaria, o município recebeu uma listagem com os nomes e contato dessas pessoas e entrou em contato para informar o resultado. O monitoramento de todos ocorrerá a cada 48h.

O Portal Infonet também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju, que informou que a Vigilância e Atenção à Saúde de Aracaju não divulgou o resultado da testagem e que apenas o professor poderia divulgar o resultado. Por sua vez, o professor informou a reportagem que as secretarias é que estão autorizadas a divulgar os valores.

UFS

De acordo com o professor do departamento de Farmácia da UFS, Lysandro Pinto Borges, e coordenador da pesquisa, o inquérito epidemiológico vai subsidiar o Estado e os Municípios. “As pessoas que testaram positivas já foram contactadas. Não tenho autorização para divulgar os resultados, mas apenas as secretarias dos municípios. A notícia boa é que tem muita gente já imunizada da doença. Isso é importante porque elas já podem trabalhar”, explica o professor Lysandro.

A previsão é que o resultado dos 3.500 testes feitos seja finalizado no final de semana e que até a próxima terça-feira, dia 19, seja divulgado para os órgãos competentes.

por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais