Covid-19: SE é o 2º estado do Norte/Nordeste com maior incidência

Estudo da Fiocruz Pernambuco apontou maior aceleração da covid-19 em estados do Norte e Nordeste
(Foto: Freepik)

O Estado de Sergipe é o segundo estado entre as regiões Norte e Nordeste com maior taxa de incidência (detecção) de Covid-19. Os dados são da Fiocruz Pernambuco.

A publicação revela que há um maior crescimento dessas taxas em estados do Norte e Nordeste quando comparadas num primeiro período até meados de abril com o acumulado até meados de maio.

De acordo com a publicação, treze estados – todos situados nas regiões Norte e Nordeste – tiveram crescimento dessa taxa de casos por milhão de habitantes aumentando mais que a média brasileira. Foi neste ranking que Sergipe ficou em segundo lugar, com taxa de 47,8, ficando atrás somente do Tocantins, com 49,8.

Ainda segundo a publicação, as taxas de Alagoas, Pará e Paraíba cresceram mais de 20 vezes. Enquanto Roraima, Piauí, Acre, Maranhão, Amazonas e Amapá cresceram mais de 10 vezes e Bahia, Roraima, Ceará e Pernambuco viram a taxa ser multiplicada por 9.

Para se ter uma ideia, a média do crescimento no país foi de sete vezes, número em si já considerado alto pelos estudiosos. O Rio Grande do Norte foi o único estado do NE abaixo desse número, com 6,6.

Estudo

A análise, elaborada pelo pesquisador Wayner Vieira – a partir de dados disponíveis na plataforma Covid-19 no mundo, no Brasil e em Pernambuco, da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag) – retrata um deslocamento da maior incidência da Covid-19 entre os estados brasileiros e sinaliza para uma possível influência, nessa trajetória, das iniquidades sociais e da vulnerabilidade das condições de vida nas áreas mais pobres do Brasil.

O pesquisador considera que a pandemia atingiu o país, no primeiro momento, em áreas “menos pobres”, com a covid-19 sendo trazida pelos viajantes que circularam pela China, Europa e posteriormente América do Norte para o eixo Rio-São Paulo, Distrito Federal, distrito industrial de Manaus, Fortaleza e Recife – essas duas últimas cidades devido às suas características de turismo intenso.

Com informações da Fiocruz

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais