Covid-19: segunda dose será distribuída aos municípios em 15 dias

Munícipios receberam apenas 50% das vacinas referente a primeira dose (Foto:SES)

Os quantitativos referentes à segunda dose da vacina contra a Covid-19 deverão ser enviados aos municípios sergipanos daqui a 15 dias. A decisão de enviar somente as primeiras doses dos imunizantes, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi adotada para evitar inutilização da vacina ou o desvio das doses.

“A medida foi aditada por segurança, para que não haja perdas em relação às variações de temperatura e para que seja assegurada a reserva da segunda dose, de forma que não seja desviada e utilizada para aplicação em outras pessoas”, esclarece Marco Aurélio Goes, diretor de Vigilância em Saúde da SES.

Diretor de Vigilância em Saúde da SES,  Marco Aurélio , explica que a medida é  para garantir a aplicação da segunda dose (Foto: Flávia Pacheco)

Em relação ao público que está sendo vacinado, Marco Aurélio explica que a SES recomendou aos municípios imunizar a população prioritária que consta na primeira fase do Plano Estadual de Vacinação. Mas, não está sendo feito nenhum tipo de controle das pessoas que estão sendo imunizadas. “A SES orienta, mas as definições são de responsabilidade da gestão municipal”, enfatiza.

Na última terça-feira, 19, o prefeito do município de Itabi, Júnior de Amintas, recebeu a primeira dose da vacina sem fazer parte do grupo prioritário. O Governo do Estado pediu que o Ministério Público Estadual apure o possível ilícito penal e ato de improbidade administrativa praticado pelo prefeito. O Ministério Público Federal de Sergipe (MPF/SE) instaurou procedimento administrativo para apurar a situação e deu prazo de 24 horas para o munícipio prestar esclarecimentos.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais