Vai voltar ao trabalho? Saiba como evitar o contágio nestes ambientes

Segundo o médico, o uso da máscara é muito importante no ambiente de trabalho (Foto: pixabay)

A partir desta quarta-feira, 24, irá se iniciar a fase Laranja da abertura lenta e gradual da economia em Sergipe. Dessa maneira, com a volta dos trabalhadores a alguns setores das atividades comerciais, é preciso cuidado em dobro para se evitar o contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Segundo o professor e pneumologista Saulo Maia, não há mistérios para os cuidados básicos no ambiente de trabalho. “Todas as medidas de prevenção da doença realizadas em casa devem ser feitas também no local de trabalho”, destaca o médico.

Maia diz que um dos itens de proteção individual básicos é a máscara. “Seu uso é fundamental e de extrema importância. O aconselhável seria que o trabalhador usasse duas máscaras ao longo da jornada de trabalho. Ou seja, uma para cada turno”, destaca. “A máscara reduz muito a chance de contágio, principalmente entre pessoas assintomáticas [que não apresentam sintomas da doença]”, completa.

Saulo explica os cuidados e comportamentos no ambiente de trabalho (Foto: arquivo pessoal)

Além do uso da máscara, o médico ressalta a importância de se respeitar o distanciamento e higienizar frequentemente as mãos. “Essas medidas buscam impedir que o trabalhador entre em contato com o vírus, já que ele é transmitido pelo ar”, pontua Maia. Ele orienta ainda sobre a eficiência de lavar as mãos com água e sabão. “Já que o trabalhador estará num ambiente de trabalho, pode regularmente higienizar as mãos com água e sabão. Sua eficácia e a mesma em comparação com o uso do álcool em gel. Além de ser mais barata”, detalha.

Outra dica que ele dá diz respeito a climatização do ambiente. Segundo Maia, se for possível, deve se evitar fazer uso de ar-condicionado. “Se o ambiente de trabalho for fresco e arejado, é bem mais aconselhável do que se fazer uso de um sistema de resfriamento. Mas entendo que em que alguns locais é bem difícil abrir mão disso, ainda mais porque estamos no nordeste e o clima tende a ser um pouco mais quente”, salienta.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais