Covid-19: veja onde procurar ajuda a partir dos primeiros sintomas

(Foto: Freepik)

Desde meados de março, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) começou a implementar algumas medidas de combate e controle ao novo coronavírus (Covid-19). No entanto, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), alguns serviços já em vigor estão sendo pouco utilizados pela população, entre eles, o “Monitor Aju” e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) destinadas a atender pessoas com sintomas gripais.

Em relação ao “Monitor Aju”, o serviço foi criado para tirar dúvidas da população sobre os sintomas relacionados à Covid-9 e também para manter um canal de comunicação entre a pessoa com síndrome gripal e as autoridades municipais de saúde.

Veja como funciona:

De um modo geral, o “MonitorAju” consiste em um serviço telefônico e online, no qual os aracajuanos podem consultar informações e esclarecer dúvidas sobres o vírus e os quadros suspeitos da doença através de duas maneiras.

A primeira é bem simples. Se você está com dúvidas ou sintomas do novo coronavírus, ligue 156. A ligação é gratuita. Você será atendido por um profissional de saúde que irá lhe orientar sobre o que deverá feito a depender dos sintomas apresentados.

A segunda opção é fazer a ‘consulta’ online. Todas as pessoas que tiverem dúvidas em relação ao contágio da Covid-19 podem acessar o site da PMA e preencher um formulário disponibilizado no endereço: https://www.aracaju.se.gov.br/monitoraju. Desta forma, os cidadãos poderão responder ao formulário e receber orientação via telefone ou e-mail. Todo o cadastro é gratuito.

UBS

Além desses serviços à distância, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou três unidades de saúde para atendimento exclusivo à pessoas com síndrome gripais. O cidadão que tiver sintomas característicos de síndromes gripais poderá obter atendimento das 7h às 20h nas seguintes unidades:

– UBS Ministro Costa Cavalcante – Av. Presidente Tancredo Neves, 1472, bairro Inácio Barbosa
– UBS Onésimo Pinto – Av. José Silva Lima, Jardim Centenário
– UBS do Augusto Franco – praça do fim de linha, Augusto Franco

Quando procurar ajuda? 

Segundo o Ministério da Saúde, caso você se sinta doente, com sintomas de gripe, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos e fique em casa por 14 dias.
Só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar.

Em caso de diagnóstico positivo para Covid-19, siga as seguintes recomendações:

  • Fique em isolamento domiciliar.
  • Utilize máscara o tempo todo.
  • Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo boca e nariz todo o tempo.
  • Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente.
  • Separe toalhas de banho, garfos, facas, colheres, copos e outros objetos apenas para seu uso.
  • O lixo produzido precisa ser separado e descartado.
  • Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados e precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%.
  • Mantenha a janela aberta para circulação de ar do ambiente usado para isolamento e a porta fechada, limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais