Crianças com doença rara receberão alimentação especial

(Fotos: Portal Infonet)

O Estado de Sergipe através da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seides) se comprometeu em fornece, no prazo de 30 dias, alimentos com baixo teor de fenilalanina para pacientes do Hospital Universitário (HU) portadores de fenilcetonuria, doença genética caracterizada pelo defeito ou ausência da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH), proveniente em alguns alimentos.

O fornecimento de macarrão e de farinha especial está em atraso desde o mês de fevereiro, haja vista que o estado vem acarretando dificuldades para disponibilizar os alimentos preditos em razão da diminuta oferta no mercado.

Presente na audiência, a nutricionista responsável pelo atendimento das crianças portadoras da fenilcetoria, Anne Jardim Botelho. “Esses pacientes têm uma doença genética que não tem cura. Eles não conseguem metabolizar um aminoácido chamado,que está presente nas proteínas e por isso, eles precisam dessa alimentação diferenciada. A alimentação deles é vegetariana e mesmo assim alguns alimentos contêm fenilanina”, afirma a doutora.

A nutricionista Anne Jardim afirma que o alimento é primordial para os pacientes

Cerca de 27 crianças necessitam dessa alimentação diferenciada sob pena de comprometer a saúde e agravar a patologia existente. A falta do recebimento da alimentação especial pode gerar um retardo mental nas crianças mais novas, bem como podem apresentar episódios de autoagressão e lesões a terceiros, pois a ausência dessa alimentação especial pode levar ao aumento da fenilalanina no sangue, ultrapassando a barreira hematoencefalica.

“Essa alimentação tem que ser controlada porque níveis elevados de fenilalanina para as crianças menores causam um retardo mental irreversível e para as maiores uma agitação, hiperatividade, trazendo consequências negativa na escola e no convívio social dessas crianças”, afirma a nutricionista Anne Jardim.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais