Saúde se reúne com CRM (Foto: divulgação) |
Atendendo ao convite feito pelo Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CRM/SE) à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o diretor de Atenção à Saúde, João Júnior, acompanhado do diretor operacional da FHS, Wagner Andrade, e do superintendente do HUSE, Augusto Esmeraldo, participaram de uma reunião na manhã desta quinta-feira, 20, na sede do CRM, para tratar da crise na cirurgia pediátrica.
Os gestores apresentaram as ações pactuadas no Ministério Público Estadual no final do mês passado e que vêm sendo executadas pela SES/FHS desde quando ocorreu a audiência.
João Júnior destacou que a reunião evidenciou a proposta do CRM em manter um espaço de diálogo entre a entidade de classe e a Secretaria. “O momento serviu para apresentar o diagnóstico, não só da questão da falta de profissionais em Sergipe, mas também de uma proposta onde pudéssemos avançar no diálogo com esses profissionais, tendo o Conselho como um parceiro”, destacou o diretor da SES.
Ações executadas
Os gestores explicaram para a presidente do CRM, Rosa Amélia, e para o corregedor do Conselho que todos os pontos pactuados na audiência do Ministério Público do Estado vêm sendo cumpridos. “Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance”, disse Wagner Andrade. Ele informou que o chamamento público nacional para a contratação imediata de cirurgiões pediátricos foi lançado para tentar melhorar a escala médica.
“Hoje nós temos uma deficiência de cirurgiões pediátricos numa escala médica de 24h. Isso não é algo que se restringe a Sergipe. Temos apenas 10 profissionais no Estado, quando só a rede pública precisaria de 21 para uma escala completa. O número de cirurgiões pediátricos formados no país é muito pequeno e eles são formados a cada três anos. Há turmas que estão concluindo a residência agora no início de março e é nesses profissionais que estamos mantendo a expectativa de trazê-los para cá”, disse Wagner Andrade durante a reunião.
Outra ação pactuada no MPE, e que está em execução, é a reforma do centro cirúrgico do Huse. O diretor da FHS informou na reunião que foram ativadas sete salas no Centro Cirúrgico no Huse e a reforma já em andamento para que as nove salas entrem em pleno funcionamento, antes mesmo do prazo pactuado no MPE que seria para o final de abril. “A reforma do centro cirúrgico está sendo concluída de forma gradual, pois não temos como fechar uma sala por muito tempo”, explicou.
Wagner Andrade detalhou os serviços que vêm sendo feitos: pintura das salas, correção de defeitos estruturais do teto e no sistema de refrigeração, aquisição de um novo equipamento de climatização do ambiente, impermeabilização do teto, troca de piso, portas e pintura.
Avaliação
“Foi uma reunião extremamente positiva, aberta e honesta onde foram apresentadas as leituras particulares de cada parte da gestão de tal maneira que o Conselho vai amadurecer o que ouviu de cada uma das partes e tomar uma posição”, externou Hyder Melo.
Fonte: SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B