CRM encerra interdição ética no setor pediátrico do Fernando Franco

CRM encerra interdição ética no setor pediátrico do Fernando Franco (Foto: Portal Infonet)

Com a regularização das escalas médicas do setor pediátrico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, na zona sul da capital, o Conselho Regional de Medicina (CRM) promoveu a desinterdição ética da ala no fim da manhã desta segunda-feira, 4.

Agora, o serviço está disponível para a população. A avaliação do Conselho aconteceu nesta manhã, e o documento foi assinado pelo presidente Jilvan Pinto Monteiro.

(Imagem: SMS)

O acordo para fechamento das escalas foi intermediado pelo Ministério Público Estadual (MPE). Na semana passada, houve reunião com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), CRM, Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) e profissionais da pediatria. O promotor da 9ª Promotoria dos Direitos do Cidadão (especializada em direitos da saúde), Manoel Cabral Machado Neto, afirmou que ficou pactuada a união para devolver os serviços à população. “Importante também é que desde a audiência judicial observamos o compromisso dos órgãos envolvidos de superar o impasse e retomar os atendimentos que a sociedade tanto precisa, em especial as crianças, que nesta época sofrem com viroses e doenças respiratórias”, considerou.

A unidade Fernando Franco foi interditada nos primeiros dias do ano. O setor de clínica médica já estava desinterditado e agora também a pediatria. Na unidade, foi aberto uma ala ortopédica, ampliando a oferta para a população.

A Secretaria de Saúde do município esclareceu que, para a UPA funcionar em sua totalidade, falta apenas a reabertura do setor cirúrgico, responsável por procedimentos de pequena complexidade como suturas e aplicação de pontos. A pasta informou que a dificuldade para retomar a ala se dá pela falta de médicos, e disse esperar que novos profissionais façam cadastramento via Pessoa Jurídica (PJ) para substituir os que trabalhavam no Regime de Pagamento Autônomo (RPA). O órgão revelou, ainda, que negocia com empresas para disponibilizar novamente os serviços.

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais