No Carnaval aumentam as chances de contrair doenças transmitidas pelo beijo (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
O Carnaval é marcado por várias comemorações. Lugares cheios, várias pessoas reunidas para festejar e pular a folia. E é justamente nesse clima que muitas paqueras acontecem. Mas, por causa da baixa na imunidade, causada pelos vários dias de pouco sono e muita atividade, aumentam as chances de contrair doenças transmitidas pelo beijo.
De acordo com o coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Pio Marins, o contato direto boca a boca pode provocar várias doenças:
"Existe a possibilidade de transmissão de hepatite B através de saliva em contato mais íntimo e não precisa ser tão íntimo quanto do HIV. Hepatite B se transmite muito mais facilidade do que as outras infecções. Se a pessoa estiver com uma lesão em atividade de herpes labial, o contato direto também vai facilitar a infecção, além disso, tem a doença dita doença do beijo que é a mononucleose e citomegalovirose, que são doenças que ocorrem, principalmente, na idade adulta especialmente no indivíduo adulto jovem e no adolescente.", afirma o coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Pio Marins.
O coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Ricardo Pio Marins, explica que para evitar uma baixa muito forte da imunidade, é preciso se alimentar bem, dormir o necessário e se manter hidratado.
Fonte: Ministério da Saúde
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B