Lavanderia é o principal criadouro dos ovos do mosquito (Foto: SMS) |
Após a divulgação da morte de uma criança de quatro anos de idade no município de Itabaianinha, com suspeita de ter contraído a dengue, os cuidados ainda devem ser redobrados dentro de casa.
Para diminuir a proliferação do mosquito, o primeiro ponto a ser levado em consideração diz respeito a evitar o foco da doença. A dica é da coordenadora do Programa Dengue em Aracaju, Taíse Cavalcante.
“As lavanderias que acumulam água são os principais criadouros do mosquito. Por isso, a gente recomenda que a lavandeira seja lavada duas vezes por semana para eliminar os ovos. A gente pede que as paredes da lavanderia sejam esfregadas porque o mosquito pode permanecer nela por até 450 dias, só esperando água para que possam se proliferar”, diz Cavalcante.
Também se deve evitar jogar lixo e acúmulo de pneus dentro de casa porque eles tendem a acumular água parada e possivelmente se tornar um criadouro da doença.
Cuidados
Aos primeiros sintomas da dengue (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação é para que o paciente procure de imediato atendimento médico.
“Se você tiver febre e dor de cabeça, o recomendável é começar a hidratação em casa e procurar um profissional classificar se há ou não o diagnóstico da doença”, informa Taise Cavalcante, ao acrescentar que para 2014, entraram os sintomas de náuseas e vômito.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B