(Foto: Ascom SMS) |
Apesar da redução no número de casos de dengue em Sergipe (a incidência da dengue no estado é de 18,6 casos para cada 100 mil habitantes, dado que representa uma das menores taxas do país), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população para ter cuidado redobrado, principalmente, com a chegada do período chuvoso.
De acordo com a gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, nesta época em que as chuvas se intercalam com o sol, os riscos para ocorrência de casos de dengue aumentam. "Essa situação poderá provocar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue. As pessoas devem estar atentas aos cuidados básicos dentro das suas casas, não deixando água parada em reservatórios, lavanderias e outros locais que possam ser um criadouro do mosquito", disse.
Segundo a gerente, é importante não haja automedicação em caso de suspeita de dengue. "Ao sentir alguns dos sintomas que possam sinalizar a doença como febre, dor de cabeça, entre outros, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para ser avaliada por um profissional. A automedicação poderá trazer complicações", orientou.
Dengue em números
Nos primeiros três meses de 2012, 4.264 casos de dengue foram notificados e 1.672 confirmados. Este ano, no primeiro trimestre, foram notificados 576 casos e 86 confirmados. "Esses números mostram que não há risco de epidemia. Mesmo assim, as pessoas não podem deixar de tomar os devidos cuidados para evitar a doença", ressaltou Sidney Sá.
A SES colabora e reforça o trabalho realizado pelos municípios para combater a doença. A Brigada Itinerante, composta por 50 agentes de endemias, visita diariamente os municípios em situação de risco para procurar focos do mosquito nos imóveis, orientar a população e realizar trabalho de conscientização com crianças em escolas. “Os municípios em situação de risco são aqueles avaliados a partir de dados epidemiológicos, que são os números de casos de dengue, e os dados entomológicos, que representam os mosquitos”, finalizou a técnica da SES.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B