Mosquito transmissor (Foto: Arquivo Agência Brasil) |
Esta semana será marcada com diversas atividades de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta segunda-feira, 18, foi lançada na sede do Sindicato dos Taxistas de Sergipe (Sintax), a campanha “Aracaju unida contra o Aedes aegypti”, com o objetivo de intensificar as informações sobre o controle do mosquito para toda a população. Na oportunidade foram distribuídos panfletos e adesivos para que os taxistas pudesse colocar em seus veículos. As atividades acontecem até o próximo dia 22. Durante esse período, os profissionais de saúde estarão em diversos locais da capital sergipana para pedir a colaboração da população.
O secretário Municipal da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, participou do lançamento e reafirmou a importância do envolvimento de toda a sociedade na Campanha. “Firmar parcerias é fundamental para um maior alcance das informações, e neste caso, a parceria com o Sintax é muito boa, pois essa é uma categoria que tem uma grande penetração nas mais diversas esferas da sociedade. Estaremos contando também com o apoio da imprensa, empresas de ônibus, hospitais particulares, escolas, enfim, todos envolvidos. O trabalho de conscientização é fundamental, pois apenas o trabalho dos agentes não é suficiente para vencer essa guerra”, afirmou o secretário.
Para o vice-presidente do Sintax, Gerson Ferreira, os taxistas passam a partir de agora a serem agentes multiplicadores de informações para prevenção do Aedes aegypti. “Durante uma corrida, acontece um momento de conversa normalmente, e é nesse instante que o taxista vai poder transmitir ao seu passageiro as informações para prevenir os focos do mosquito. Esta é uma tarefa de todos. Não estamos fazendo favor, mas cumprindo nosso papel de cidadão”, ressaltou.
A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, afirmou que o acesso à informação é o grande aliado no combate ao Aedes aegypti. “Esta será uma semana de mobilização intensa para levar à população a importância de não acumular água de forma inadequada, como também manter os quintais limpos, vasos de plantas com areia ao redor, dentre outras diversas medidas que devem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito. Estaremos nas Unidades de Saúde da Família (USF), escolas, onde levaremos microscópio e larvas, para que de forma lúdica, possamos ensinar as crianças como se prevenir. Shoppings e pontos turísticos da capital também serão locais de atuação de nossas equipes nos próximos dias. Toda essa mobilização é a continuidade do trabalho que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), vem desenvolvendo desde o ano passado”, pontuou.
Fonte: PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B