Dentistas protestam e ameaçam entrar em greve

Médicos dentistas ameaçam entrar em greve (Fotos: Portal Infonet)

Eles querem o pagamento de gratificação salarial e direito trabalhistas

Médicos dentistas da capital sergipana promoveram mais um ato na porta da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), na manhã desta quinta-feira, 27. Esta é a segundo manifestação da categoria somente este ano. Os dentistas reivindicam o pagamento de gratificação salarial, direitos trabalhistas e melhores condições nas Unidades de Saúde.

“Estamos fazendo hoje o segundo manifesto da categoria. Nós temos uma pauta de reivindicação que vem sendo mantida há três anos sem avanço e nosso papel hoje é um papel ainda contemporizador, fazendo um protesto e querendo negociar e solucionar as questões que foram postas”, disse o presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas de Sergipe (Sinodonto), Marcos Santana.

Ainda segundo Marcos, o salário dos profissionais da saúde de Aracaju é o menor do Estado, perdendo para municípios do interior. “Os dentistas estão revoltados por não terem incorporado a gratificação do Programa Saúde na Família que foi 100% incorporada pelos médicos, e os dentistas só conseguiram incorporar 50% numa atitude discriminatória da gestão municipal. Além disso, tem médicos do interior que tem salário superior ao nosso, que ganhamos R$ 1.800 reais, e queremos que o nosso salário vá para a média que é de R$ 3.300 reais. Já ganhamos cinco anos consecutivos premiação nacional de melhor serviço de odontologia do país e a prefeitura vem jogando há três anos a gente no chão sem nos atender e nos respeitar, rasgando o manual da gestão pública”, relata.

A fatla de medicamentos e insumos, material de trabalho, também é motivo de queixa da categoria. “A questão de condições de trabalho é uma questão gigantesca. A rede de saúde está sucateada, tanto as instalações, quanto os equipamentos, com ambientes sem nenhuma condição de trabalho. Nós temos que discutir com a prefeitura para resolver isso”.

Caso não haja nenhum avanço nas negociações, a categoria ameaça entrar em greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 10 de abril.

Audiência

O presidente do Sinodonto, Marcos Santana

Nesta sexta-feira, 28, a promotora Euza Missano se reunirá com a categoria em uma audiência pública na sede do Ministério Público para tentar traçar soluções para os trabalhadores.

SES

Em entrevista ao Portal Infonet, a assessora de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), Cristina Rochadel, informou que toda a negociação com a categoria dos profissionais da saúde é feita com mesa da secretaria do governo, administração e finança municipal.

Por Leonardo Dias e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais