Denúncia artesã: Médico estranha atitude de paciente

Érico Nepomuceno: "Está dando a entender que a paciente quer me difamar" (Fotos: Portal Infonet)

O médico urologista Érico Correia Nepomuceno, denunciado pela artesã Gilvânia Dantas Pereira no Portal Infonet e nas redes sociais, garantiu nesta terça-feira, 26 que não colocou o código errado na guia de internação para a realização de uma Cistoscopia [exame endoscópio das vias urinárias baixas, que visualiza o interior da bexiga]. Mas, o utilizado pelo SIGTAP [Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos do Sistema Único de Saúde –SUS].

“Eu entendo a situação da paciente que está aguardando há três meses para realizar o exame, mas ela não pode sair denegrindo a minha imagem na imprensa e nas redes sociais, até porque o discurso dela é incoerente. Ela me acusa de ter dado a guia sem solicitar exames, mas antes eu já tinha verificado no prontuário que a mesma tinha feito exames necessários, sem contar que Cistoscopia não é uma cirurgia”, ressalta.

O médico desconhece o que está acontecendo para a não autorização do procedimento.

Ele acessa o site do Ministério da Saúde e comprova que o código não está errado

“Não sei o que está acontecendo na Prefeitura para a não liberação porque se colocar no site do Ministério da Saúde e acessar o SIGTAP colocando o nome do exame vai aparecer o código que eu escrevi na guia e quando ela retornou ao Hospital São José, eu estava com 15 pacientes agendados e não podia deixar esperando. Pedi a atendente para pegar a guia e quando verifiquei que o código é o correto, solicitei que a informasse que não tinha como mudar porque estava certo, agora vejo minha imagem sendo denegrida na imprensa e nas redes sociais”, lamenta acrescentando que os médicos utilizam aplicativos nos telefones celulares para acessar os códigos dos procedimentos pelo SUS.

Outros

Indagado se apenas ele é especialista nesse tipo de exame no Hospital São José como informou a artesã Gilvânia Dantas Pereira, ele disse que não. “Temos no São José cinco médicos, dez no Hospital Cirurgia, dois no Cemar, por isso não entendo qual a necessidade de a paciente me difamar e com toda essa incoerência”, afirma lembrando que não recebe nada pelo SUS para a realização do exame e que é contratado do Hospital São José.

Código colocado na guia para realização do procedimento e …

… o que aparece no SIGTAP do Ministério da Saúde para procedimentos pelo SUS

Quanto à indicação para que procurasse um psicólogo, ele explicou que geralmente quem é afetado pela Síndrome da Bexiga Dolorosa [doença inflamatória da bexiga] uma das causas do problema tem um fundo psicológico. E garantiu ter passado alguns medicamentos para o problema [a denunciante sente dores fortes ao urinar, algumas vezes com a presença de sangue].

“Lamento muito toda essa situação pois tem duas coisas na minha vida que eu prezo muito: minha família e meu nome. Fiquei muito chateado porque está dando a entender que a paciente quer me difamar e como médico, a intensão é a de ajudar. Eu tenho 12 anos de formado, sem que nada conste sobre a minha pessoa, nenhum processo, fui aprovado em vários concursos em Sergipe e em outros Estados, inclusive em provas de títulos. Nos últimos três anos, operamos cerca de 450 pacientes só no SUS [no São José e na Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe – HUSE] e gracas a Deus nunca tivemos nenhum processo", enfatiza.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais