Deputado fala de tratamento dado ao paciente com câncer

Gilson Andrade lamenta o tratamento dado aos pacientes que tem câncer em SE

(Foto: divulgação)

Na sessão plenária desta quinta-feira, 9, o deputado Gilson Andrade (PTC) usou a tribuna para falar sobre o "Dia Mundial de Combate ao Câncer", comemorado ontem, dia 8 de abril. Na oportunidade, o parlamentar registrou o índice da doença para este ano e lamentou a maneira como são tratadas as pessoas diagnosticadas com câncer em Sergipe. Segundo ele, em algumas situações o atendimento aos pacientes com câncer tem sido muito demorado ou até recusado, pois muitas vezes as pessoas precisam entrar na justiça para realizar o seu tratamento quando é negado pelo Poder Público Estadual.

“Há uma previsão de que em 2015 surjam quase 4 mil novos casos de câncer no Estado. Em Sergipe temos apenas dois aparelhos de Radioterapia, um no Huse e outro no Hospital Cirurgia. Estes equipamentos são obsoletos e não atendem aos casos já existentes, imagine com a demanda muito maior que surgirá de acordo com essa estimativa”, salientou.

O deputado também falou que o câncer de próstata é um dos tipos mais comum perdendo apenas para o de pele, e que muitos pacientes quando tem esse diagnóstico vão para a fila de espera com a possibilidade de após um ou dois anos serem submetidos a cirurgia para retirada do tumor maligno.“A doença não aguarda tratamento, por isso, muitos desses pacientes morrem na fila de espera do SUS para serem tratados. Eu tenho pacientes que fizeram exame de mamografia no ano passado, na Campanha Outubro Rosa e até hoje não receberam o resultado. Dessa forma não dá para se fazer prevenção e tratar dessas pessoas”, enfatizou.

Gilson Andrade também parabenizou todas as entidades e pessoas que cuidam de forma voluntária dos pacientes com câncer, se referindo ao trabalho realizado pelo Grupo de Apoio a Criança com Câncer, o GACC e a Associação dos Voluntários à Serviço da Oncologia em Sergipe-AVOSOS. “O trabalho realizado por essas pessoas e entidades é capaz de amenizar sofrimento de tantas e tantas famílias”, considerou.

Hospital e Maternidade Santa Cecília

O deputado Gilson Andrade também saudou os servidores do Hospital e Maternidade Santa Cecília, de Aquidabã, que estavam nas galerias. O parlamentar disse que contassem com o seu apoio na luta em defesa da reativação da unidade de saúde que foi interditada nesta semana pelo Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe -Coren/SE. O deputado disse que irá à Aquidabã na próxima semana com a presidente da Comissão de Saúde, a deputada Sílvia Fontes (PDT) e o deputado Francisco Gualberto (PT) para solucionar este problema, indo, inclusive, ao Ministério Público Estadual.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais