Deputados estaduais visitaram Maternidade N.Srª Lourdes

Gilson Andrade conversa com profissionais de saúde (Fotos: Divulgação assessoria deputado)

Uma comissão de deputados estaduais visitou na manhã desta quinta-feira, 4, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. Os parlamentares comprovaram o problema da superlotação, sendo temas dos discursos durante a sessão.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe, Gilson Andrade, a próxima visita será ao Hospital da Polícia Militar, marcada para a próxima terça-feira, 9.

“Nós fomos recebidos pela direção da maternidade e diretores da Fundação Hospitalar de Saúde e a partir de hoje, 4, todas as terças-feiras estaremos visitando uma unidade de saúde, para detectar os problemas e buscar soluções. A próxima será no HPM, quando verificaremos a situação da UTI”, ressalta Gilson Andrade.

Comissão discutiu o problema da superlotação

“O que vimos hoje na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes foi uma grande superlotação. Várias pessoas sentadas em cadeiras, sem ter leitos disponíveis; alguns funcionários insatisfeitos nos pediram uma reunião, tamanho é o estresse que os profissionais de nível médio passando por conta da superlotação. Sessenta por cento dos atendimentos da Nossa Senhora de Lourdes, deveriam estar sendo feitos em outras unidades, a nível de municípios. É preciso chamar os prefeitos para as devidas responsabilidades”, entende.

O deputado aproveitou para fazer um desafio. “Qual o município de Sergipe, em que o Programa Saúde da Família funciona durante pelo menos cinco dias, em 44 horas semanais? Se isso acontecesse, desafogava as unidades da capital. Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, os médicos estão pedindo para sair e não é pela questão salarial, mas por estarem atendendo 70 pessoas, quando deveriam atender 50. O Governo precisa assumir a responsabilidade de exigir uma Atenção Básica”, destaca Gilson Andrade.

A situação vem sendo denunciada há vários meses

A deputada Maria Mendonça também lamentou a situação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em que a superlotação fez com que a pediatra Danielle Souza fizesse um Boletim de Ocorrência  na delegacia denunciando a situação no sábado, 30.

“Entendo que a situação é preocupante e é preciso que haja vontade política não apenas por parte do Governo do Estado, mas das três esferas, cada um buscando o seu papel. Os municípios não estão cumprindo o papel de fazer o pré-natal, de acompanhar as gestantes para que diminuam os riscos. Onde está o gargalo de tudo isso? Está no comando, na vontade de resolver de fato”, acredita Maria Mendonça.

Participaram da visita, os deputados Gilson Andrade, Capitão Samuel, Maria Mendonça, Venâncio Fonseca e Antonio dos Santos.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais