Dermatologista reforça necessidade de cuidados com a pele no inverno

(Foto: Freepik)

Com o clima mais ameno e a maior incidência de chuvas, algo comum no inverno, as pessoas tendem a relaxar com os cuidados com a pele. Mas o comportamento é inadequado e e os especialistas lembram que, durante o inverno, a pele continua igualmente exposta a radiação e aos raios ultravioletas.

A dermatologista Paula Barreto explica que mesmo no inverno, o uso do protetor solar é fundamental para evitar os danos causados pelo sol e, principalmente, a ocorrência de câncer de pele. “O uso do protetor solar diariamente, com fator de proteção de pelo menos 30, é essencial para proteger a pele. No inverno, os raios continuam atingindo nossa pele e causam o envelhecimento precoce, rugas, manchas e o câncer de pele”, diz.

Dermatologista Paula Barreto (Foto: arquivo pessoal)

A recomendação é que o filtro solar seja utilizado, pelo menos três vezes ao dia, no corpo e no rosto. O uso de hidratante, principalmente após o banho, melhor horário para absorção, também é fundamental para manter a pele do corpo e rosto hidratadas.

“A reaplicação do protetor solar é muito importante e deve ser feita pela manhã, ao meio dia e no final da tarde, ou pelo menos, a cada três ou quatro horas. Se houver exposição direta ao sol em praia ou piscina, por exemplo, a aplicação deve acontecer 30 minutos antes da exposição e reaplicação a cada uma ou duas horas. Se tiver contato com a água, esse protetor deve ser reaplicado sempre após o banho, com o corpo seco”, orienta Paula.

Atualmente, a indústria de cosméticos evoluiu bastante e o mercado oferece muitos produtos com qualidade e especificidades para cada tipo de pele. A dermatologista explica que o ideal é usar um protetor específico para o rosto e outro para o corpo.

“A aplicação deve ser numa quantidade suficiente e homogênea. No rosto, o protetor deve ser facial e aplicado também nas orelhas e lábios, que são locais com muita incidência de câncer de pele. Há bastões labiais específicos que protegem e hidratam os lábios. No corpo, recomendo a loção porque é mais fácil a aplicação. Se fizer uso de protetor em aerossol, use as mãos para espalhar o produto”, sugere.

Cuidados

De acordo com dermatologista, o cuidado com a pele deve começar desde os seis meses de vida com o uso diário de protetor solar. “Pesquisas apontam que as lesões em nossa pele são resultados dos danos dos 18 primeiros anos de vida. Então, é fundamental inserir o protetor solar em nossa rotina desde bebês. Não apenas os adultos, mas as crianças também devem fazer uso de protetor solar todos os dias”, afirma.

Evitar exposição ao sol das 10h às 16h, fazer uso do protetor solar diariamente com fator de proteção de pelo menos 30, usar roupas de algodão ou com proteção solar para proteger a pele, além do uso de chapéu e óculos, são cuidados fundamentais que devem ser adotados no dia a dia.

Home office

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa e, por conta disso, esquecem de usar o protetor solar. Dra. Paula explica que as luzes visíveis, que são as luzes azuis presentes nos aparelhos eletrônicos e nas lâmpadas, prejudicam a pele.

“O efeito dessas luzes na pele é menos agressivo que o sol, mas vão acumulando e causam manchas, rugas e o envelhecimento precoce. Então, mesmo trabalhando em casa é preciso usar o protetor solar sempre”, finaliza.

Câncer de pele

O câncer de pele não melanoma (carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular), segundo informações do  Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o tipo mais presente no Brasil e sua frequência aumenta em pessoas com mais de 40 anos. A expectativa do INCA é de mais de 176 mil novos casos no Brasil entre 2020 e 2022 (83 mil em homens e 93 mil em mulheres). Somado a esse dado os números referentes à neoplasia do tipo melanoma, forma mais agressiva da doença, o número total sobe para 185 mil casos em dois anos.

Por Karla Pinheiro

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais