Dia da saúde ocular deve ser de prevenção, diz médico

O médico Gustavo Melo (Foto: HOS)

O dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Por ser um dos sentidos mais importantes do corpo humano, a visão merece atenção e cuidados especiais. A prevenção ainda é a melhor maneira de reduzir a incidência da cegueira e doenças oculares como glaucoma e catarata.

Neste dia, o oftalmologista Gustavo Melo destaca os cuidados a se ter para evitar doenças relacionadas à visão. Ele é especialista em Oftalmologia pela CBO e pelo MEC, especialista em retina clínica e cirúrgica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Doutor em oftalmologia pela UNIFESP e pós-doutor em retina (células tronco) pela Universidade de Harvard.

”Esse dia é para enfatizar a prevenção nos diversos estágios da vida. A principal causa da baixa visão ocorre por conta da falta de correção de óculos, entretanto, há outras doenças que se destacam. No mundo como um todo, a catarata, o glaucoma, degeneração macular retinopatia diabética são as doenças que mais acometem as pessoas”, conta.

Ainda segundo o especialista Gustavo Melo, a prevenção dever iniciar durante gravidez. “Desde a gestação já existe a recomendação para fazer os exames sanguíneos da mãe porque a criança pode nascer com problemas, principalmente se a mãe tiver rubéola. Já após o nascimento, a gente pede que a mãe faça o teste do olhinho que é recomendado até 30 dias do nascimento do bebê. Todas as crianças antes dos cinco anos devem ser consultadas por um médico oftalmologista porque caso elas venham a ter uma doença da visão, se diagnosticada até os cinco anos, o problema poderá ser reversível e a criança não terá sequelas”, afirma

Já entre 15 e 40 anos de idade a recomendação é que o paciente procure um especialista, em média, a cada dois anos.

Diagnóstico

Glaucoma

Segundo o especialista Gustavo Melo, a doença não tem sintoma inicial aparente. “Ele causa a redução gradual da visão lateral. A doença ocorre a partir dos 40 anos de idade, sendo prescrito colírio ou cirurgia. Uma das causas é o aumento da pressão ocular e por isso que sempre recomendamos ao paciente fazer o exame da pressão. Muitas pessoas não sabem dos riscos do glaucoma. A recomendação é para que a partir dos 40 anos de idade, o paciente procure um oftalmo anualmente”.

Catarata

Outra doença muito comum é a catarata. “Mais de 40% das pessoas cegas no mundo possuem catarata que é ocasionada pela idade. Quanto maior a idade, a pessoa pode vir a ter a doença, mas pode ocorrer também em pessoas mais jovens seja por traumatismo ou diabetes. Ela só é tratada com cirurgia. Ela causa o escurecimento da visão, a pessoa pode ver as coisas amareladas”, afirma o especialista.

Outras doenças

A retinopatia diabética e a degeneração macular apesar de desconhecidas muitas das vezes pela população em geral, podem ocasionar sérios problemas ao paciente.

“A retinopatia demora a dar sintomas e quando apresenta, o quadro do paciente já é grave. Ela pode ser corrigida com cirurgia ou a laser e requer uma avaliação médica anualmente dos pacientes diabéticos. Já a degeneração macular é a principal causa de baixa visual em pessoas acima de 70 anos de idade. Como não tem como prevenir, o ideal é que as pessoas nesta faixa etária procurem um especialista”.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais