Dia de doação de leite humano será lembrado dia 19

Evento aconece dia 19 de maio (Foto: Arquivo Infonet)

Alguns profissionais da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes em parceria com o Banco de Leite Humano "Marly Sarney" vão celebrar na próxima terça-feira, 19, o "Dia Mundial de Doação de Leite Humano", comemorado anualmente em 19 de Maio. As unidades são gerenciadas pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

No período da manhã a ação começará em algumas unidades de saúde básica e nas maternidades da grande Aracaju, com o intuito de sensibilizar gestantes, nutrizes e profissionais sobre a importância da doação de leite humano para ajudar a salvar vidas. Já no período da tarde  no auditório da MNSL acontecerá uma palestra sobre: Doação de Leite Humano e serão entregues certificados para as mães que estão doando ou já doaram leite humano.

A data simboliza união de esforços para salvar vidas de milhões de recém-nascidos prematuros, em todo o mundo. “Não só Sergipe comemorará essa data, mas 24 países da América Latina e África. Nós profissionais reconhecemos a importância do ato realizado por cada mulher ao doar o seu leite excedente. Aproveitando quero agradecer todas as doadoras de leite humano que já fizeram a sua contribuição, seja na MNSL ou no BLH, o nosso muito obrigada,” enfatizou Hélia Karla Agapito, gerente do Banco de Leite Humano "Marly Sarney"- Referência.

A doação de leite humano é uma prática que contempla bebês prematuros que não podem adquirir esse alimento diretamente no seio de suas mães. Inúmeras pesquisas apontam que crianças as quais mamam no peito adquirem vários benefícios e estão propensas a se tornarem mais inteligentes. Além de diminuir as chances de desenvolver pressão alta, diabetes, obesidade e doenças infecciosas como pneumonia e diarréia.

"Amamentar ainda traz benefícios para as mães, como a perda rápida do excesso de peso adquirido durante a gravidez e o auxílio na recuperação do tamanho normal do útero depois do parto. Com isso, há redução dos riscos de hemorragia e anemia, diabetes, câncer de mama e de ovário," explicou o superintendente hospitalar da MNSL, Luis Eduardo Correia.

Para ser doadora

Qualquer mulher pode doar leite humano. Basta querer amamentar e ter excesso de leite, além de não apresentar doença infecto-contagiosa, não fazer uso de bebidas alcoólicas, cigarro ou medicamentos contraindicados.

Caso a mulher tenha mesmo excesso de leite humano, deve ir ao BLH levar todos os exames de pré-natal para ser orientada como vai retirar e acondicionar o leite, recebendo as devidas orientações dos profissionais da unidade. Em seguida, a mesma será cadastrada na unidade e receberá o Kit da doadora, somente a partir do cadastro os profissionais do BLH irão na residência da doadora para recolher os frascos cheios e fornecer outros.

Para doar, a mulher deve tomar alguns cuidados, como fazer a coleta em frasco adequado e esterilizado, de preferência cedido pelo BLH. Além disso, deve prender os cabelos, lavar as mãos antes de fazer a ordenha (manipulação do seio), colocar uma máscara no rosto ou não falar enquanto retira o leite. Armazenar o leite coletado imediatamente no congelador da geladeira ou freezer.

O Banco de Leite Marly Sarney está aberto de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, na rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo, anexo à antiga Maternidade Hildete Falcão. Mais informações e orientações podem ser adquiridas através dos telefones 3226 6335/6337.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais