Dia do Ortopedista: SMS dá dicas de cuidados com o sistema locomotor

Médico do Hospital Nestor Piva, Alisson Luís Rodrigues (Foto: SMS)

Uma pessoa com um problema ósseo, um atleta de fim de semana que rompeu um ligamento, um trabalhador com uma lesão por esforço repetitivo. Todos esses pacientes podem recorrer a um médico ortopedista, profissional que comemora seu dia nesta quarta-feira, 19.

Além de parabenizar todos estes trabalhadores da medicina, especializados no diagnóstico e tratamento de lesões e disfunções do sistema locomotor, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância do cuidado para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas.

De acordo com o médico do Hospital Nestor Piva, Alisson Luís Rodrigues, atualmente, as doenças ou problemas que mais costumam levar as pessoas a um ortopedista, são as lesões da coluna vertebral, artrose e traumas agudos. “Dormir pouco, alimentar-se mal, usar o celular ou o computador por muitas horas ao dia, ficar muito tempo parado na mesma posição, praticar pouca ou nenhuma atividade física. Essa é a rotina de muitas pessoas, e são as grandes vilãs em relação às lesões na coluna vertebral”, explicou.

Conforme o ortopedista, são atendidos no Hospital, crianças e adultos, geralmente com traumas de menor complexidade. “À medida que vamos evoluindo socialmente, o perfil do ortopedista vai mudando, deixando de cuidar um pouco mais de vítimas de arma de fogo, de violência doméstica ou de acidentes de trânsito, e se dedicando mais a outras causas, como os pacientes com perfil em lesões mais degenerativas ou deformidades, por exemplo. A maioria desses casos são com idosos, já que a nossa população está envelhecendo e precisa de mais atenção”, completou.

Segundo a coordenadora, Camila Beatriz Matos, o Nestor Piva, também conhecido por Hospital da Zona Norte, é porta aberta (a população pode ir por conta própria em busca de atendimento). “A nossa ortopedia não é ambulatorial, ela é de urgência 24h, ou seja, os pacientes chegam aqui com algum tipo de fratura, como queda ou outro acidente, trazido via porta aberta ou pelo SAMU”, enfatizou.

Prevenção e tratamento

Para prevenir os principais problemas e doenças relacionados a ossos, ligamentos, músculos e articulações, é importante que a pessoa invista na realização de exercícios físicos regulares com acompanhamento profissional, alongamentos, alimentação saudável, assim como alguns cuidados específicos para cada articulação.

Com o passar dos anos, a medicina tem evoluído muito no tratamento de diversas doenças, e a tecnologia tem ajudado a melhorar os resultados dos tratamentos e procedimentos cirúrgicos. As técnicas evoluíram positivamente, diminuindo tempo de recuperação e possibilitando melhores prognósticos para diversas doenças.

Dia do Ortopedista

A data comemorativa foi criada em homenagem à Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, fundada em 19 de setembro de 1935. Os ortopedistas surgiram para melhorar a qualidade de vida das pessoas, buscando desenvolver técnicas que ajudem a corrigir algumas deformidades, aliviar dores e deixar o corpo o mais saudável possível, abrangendo cuidados aos ossos, articulações, músculos e ligamentos.

A partir da necessidade, a ortopedia vem se desenvolvendo cada dia mais, tendo como um dos principais marcos históricos o início do século XX, com o advento do raio-X, técnica utilizada até hoje, e que ajuda os profissionais a detectarem e fazerem correções das partes do corpo que necessitam.

Fonte: SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais