Nesta quinta-feira, 27, comemoramos o Dia do Psicólogo e é de extrema importância ressaltar o quanto a pandemia faz com que esses profissionais se mostrem ainda mais relevantes para sabermos lidar o cenário atual. De acordo com a psicóloga Mayra Nascimento, os consultórios enfrentam uma alta demanda causada pelas consequências da Covid-19, principalmente por questões trazidas com a necessidade de adaptação ao “novo normal”.
“Nós fomos todos jogados para essa situação e precisamos nos adaptar de uma forma muito rápida para não ficar para trás. As pessoas têm trazido aos consultórios essa questão de sentir-se mais ansiosos justamente por não saber o que vai acontecer, gerando todo esse conflito sobre o futuro e tendo a ansiedade como principal fator disso”, diz ela. Segundo Mayra, a necessidade de se adaptar a uma nova rotina é também um dos dilemas enfrentados atualmente.
Capacitado para trabalhar com as demandas do comportamento humano, o psicólogo tem sua formação voltada para a compreensão do ser humano, bem como suas atitudes e emoções, assim como explica a profissional. “Nosso papel é a fundamental para dar esse suporte de adaptação e até mesmo para aquelas pessoas que tinham uma postura de negligenciar seus sentimentos, considerando que muitas pessoas tinham a necessidade de fazer um acompanhamento psicológico e acabavam deixando para depois”, explica Mayra.
Ela ressalta que o processo de terapia é uma decisão na qual as pessoas lidam com mudanças e com tudo aquilo que está acontecendo de forma disfuncional em si mesmo, sendo comum que a decisão de passar por um acompanhamento seja algo delicado. “A decisão de ser acompanhado e o fato de realmente mudar são coisas diferentes, já que o movimento da mudança requer trabalho e muita força de vontade’, afirma. Segundo Mayra, uma das consequências da pandemia é o fato das pessoas procurarem o psicólogo diante da possibilidade de não estarem aqui a qualquer momento.
Como principal orientação para o momento, Mayra a necessidade de compreender a importância do autoconhecimento. “Geralmente as pessoas procuram um atendimento quando sentem que já não estão bem, mas a gente não trabalha somente dessa forma. Quando a gente se conhece a gente sabe quais decisões tomar, além de estabelecer limites para nós e para com o outro, o que acaba nos ajudando num momento de pandemia e até mesmo no dia a dia”, destaca.
por Juliana Melo e Ícaro Novaes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B