Dia Mundial do Câncer é lembrado com avanços no Huse

Maquete do Hospital do Câncer (Foto: divulgação)

O Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), unidade gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), é atualmente o maior centro que trata dessa especialidade, no Estado. A isso de deve a alta complexidade do setor, que reflete no recebimento de volumoso número de pacientes oriundos de Sergipe e de outros estados brasileiros.

No Dia Mundial de Combate ao Câncer (8 de Abril), a unidade hospitalar registra os principais avanços na assistência aos pacientes oncológicos do Estado, através de medidas adotadas pelo Governo de Sergipe, no sentido de contemplar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora assistencial do Centro de Oncologia do Huse, Meire Jane Souza, tratar do Dia Mundial de Combate ao Câncer implica em disseminar informações sobre a doença, incentivar ações para o diagnóstico precoce, para a prevenção, controle e tratamento da doença.

"O momento é de reflexão sobre os novos casos que poderão surgir, já que a detecção precoce do câncer, aliada ao tratamento, aumentam as possibilidades de cura e melhoram a qualidade de vida das pessoas afetadas pela doença. Radioterapia, quimioterapia, braquiterapia, internamento e aquisição de mais medicações são alguns dos avanços registrados no tratamento oncológico realizado no Huse. Em breve, com o funcionamento do novo Hospital do Câncer, mais esses pacientes poderão usufruir de tratamento", destacou.

Dados

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e do Datasus, somente para o ano de 2015, serão mais 57.120 novos casos de câncer de mama, ficando atrás apenas do câncer de pele. Já sobre o câncer de próstata que costuma surgir a partir dos 50 anos, é esperado que o surgimento de novos casos aumente em cerca de 60% até o final deste ano.

No Nordeste, Sergipe deverá contabilizar menor quantidade pacientes com câncer. A previsão é que 3.790 cidadãos tenham a doença até o final de 2015. Na sequência, aparecem Alagoas (4.350), Maranhão (7.120) e Rio Grande do Norte (7.060).

Somente em 2014, o Centro de Oncologia do Huse realizou cerca de 15.500 atendimentos no ambulatório. Desses, 777 pacientes ficaram internados na unidade para realizar algum tipo de tratamento, tendo a quimioterapia aplicada no Huse e no Hospital de Cirurgia.

O Governo de Sergipe tem procurado abastecer a rede hospitalar de saúde, no sentido de garantir a regularidade nos procedimentos quimioterápicos. Outro ponto positivo é a radioterapia. O acelerador linear do Huse contempla, em média, 80 pacientes por dia e a retaguarda mantida pelo Hospital de Cirurgia funciona de forma a suprir melhor as demandas relacionadas aos pacientes com câncer.

Hospital do Câncer

As obras do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Déda Chagas estão sendo dinamizadas pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria de Estado da Saúde (SES). O projeto tem em vista fortalecer ainda mais a assistência aos pacientes oncológicos de Sergipe e funcionará com objetivo de ser uma referência no Nordeste e no Brasil.

Ao todo, serão investidos R$ 80 milhões, somente na parte de obra, fora equipamentos. A unidade contará com 170 leitos, sendo 120 para adultos, 30 infantis e mais 20 de UTI para crianças e adultos, além de um moderno Centro de Imagens que integrará os mais modernos equipamentos, a exemplo de dois aceleradores lineares, dois tomógrafos, dois aparelhos de ultrassonografia, dois Raio-X, mamógrafo digital, ressonância magnética, gama câmara, eletrocardiograma, cintilografia, pet scan, entre outros.

Fonte: FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais