Dia Mundial do Doador de Sangue reuniu solidariedade

O sentimento de solidariedade incentivou a primeira doação

O sentimento de solidariedade incentivou a primeira doação de sangue de Elciane Silva de Abreu que disse, “Minha filha é doadora e me chamou”. Gerdiney dos Santos comentou, “Foi um despertar para ajudar quem me ajudou”.  O momento foi especial para elas e outras dezenas de voluntários, que colaboraram com o serviço de doação no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) que integra a Rede Estadual de Saúde, nesta quinta-feira, 14, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Na recepção da unidade o som da sanfona, zambumba e do triangulo deu o tom da comemoração com a participação de doadores fidelizados, colaboradores e parceiros como, Gacc, Coral Unimed, o grupo da Cruz Vermelha, Associação Gloriense de Doadores e a Capitania de Portos. “A doação é essa festa pela vida e para vida”, destacou a cantora e doadora, Joseane de Josa, no momento de integração.

Já na sala de coleta, Ana Paula Santiago, coordenava a campanha de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira. “Essa é uma instituição que presta ajuda humanitária. E a doação de sangue tem esse sentimento. Estamos realizando atividades de doação a cada três meses para ajudar o público que precisa de transfusão sanguínea”, ressaltou.

Adelson Jesus é representante comercial e também contribuiu com o serviço. A decisão veio após assistir o telejornal desta manhã. “Eu estava me preparando para sair e vi na televisão a entrevista falando da necessidade de doadores por causa das festas e das pessoas que precisam do sangue para os tratamentos e cirurgias, por isso vim”, declarou o novo doador.

O superintendente do Hemocentro de Sergipe, Sergio Costa Viana, recepcionou os doadores, junto com as gerentes de Captação de Doadores, Josceline Souza e de Coleta, Florita Aquino. “Todos os dias são importantes para o doador de sangue e hoje é mais especial, porque a data foi criada justamente para enaltecer o gesto de todas as pessoas que vem ao Hemose doar sangue para ajudar o tratamento dos pacientes”, destacou.

Para os servidores um momento de lazer no ambiente do trabalho é uma oportunidade de integração com todos os colegas. “Eu gostei demais, temos que ter mais dias com essa mesma animação de hoje. Estou feliz em participar desse dia de celebração da vida”, declarou Maria Rezende.
Parceiros

Durante todo o período da manhã os voluntários e grupos parceiros que chegavam à unidade, além de doar também puderam dançar e assistir a uma apresentação da quadrilha composta por doadores do município de Nossa Senhora da Gloria. “Todos os anos fazemos questão de participar das festas em homenagem ao dia do doador e também renovar a doação. Hoje uma parte do grupo veio para dançar e a outra doou”, disse satisfeito David Sales, coordenador da associação.

Campanhas

Para abastecer os estoques de todos os grupos sanguíneos, O, A, B e Ab, positivo e negativo o Hemose segue com o cronograma de campanhas durante o mês de junho. As ações visam o atendimento da demanda transfusional durante os festejos juninos, além de alertar para importância da doação com regularidade. “As doações precisam ser renovadas diariamente, para atender aos pacientes que fazem uso do sangue nos hospitais”, explicou Josceline Souza. Até o final do mês o serviço está programa campanhas com as Igrejas, Universal, Batista da Graça e dois dias de coleta externa de sangue que acontece na sede do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE).

Fonte e foto: SES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais