Médica distribui panfletos para pacientes (Foto: Ascom/SMS) |
Nesta quinta-feira,13, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Para marcar a data, que este ano tem como tema “O Rim envelhece, assim como nós”, a médica nefrologista, Soraya Ramalho realizou uma panfletagem no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju – Cemar. A ação tem como objetivo conscientizar os pacientes sobre a importância da prevenção das doenças renais.
A médica nefrologista, Soraya Ramalho, alerta sobre os cuidados com a doença. Ela explica que hábitos saudáveis podem reduzir os riscos da doença renal crônica, que é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. “Os principais cuidados devem começar na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. Pois essas enfermidades podem causar lesões nos rins”, orienta.
A médica alerta ainda para a realização periódica de exames como a creatinina e o sumário de urina. “Essas são formas de detectar algum tipo de anormalidade proveniente do rim. A doença geralmente é silenciosa, então os fatores que podem causar a doença no rim são a hipertenção, tabagismo e diabetes. A medicações, como anti-inflamatório, por exemplo, também podem prejudicar o órgão”, conta.
Tratamento
Soraya Ramalho "A prevenção é importante" |
Em Aracaju, o tratamento é feito também no Cemar. Lá são ofertados atendimentos com Nefrologista, que avalia o funcionamento dos rins e a necessidade de tratar as consequências da doença renal, como a anemia, o desequilíbrio das taxas de potássio, cálcio e fósforo no sangue; reforça a necessidade de controle das doenças de base do paciente, faz triagem na família quando a doença é hereditária, como os rins policísticos. Os atendimentos no Cemar são agendados previamente na Unidade de Saúde no bairro Siqueira Campos, ou, no município de origem do paciente.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B