![]() |
Médica distribui panfletos para pacientes (Foto: Ascom/SMS) |
Nesta quinta-feira,13, é comemorado o Dia Mundial do Rim. Para marcar a data, que este ano tem como tema “O Rim envelhece, assim como nós”, a médica nefrologista, Soraya Ramalho realizou uma panfletagem no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju – Cemar. A ação tem como objetivo conscientizar os pacientes sobre a importância da prevenção das doenças renais.
A médica nefrologista, Soraya Ramalho, alerta sobre os cuidados com a doença. Ela explica que hábitos saudáveis podem reduzir os riscos da doença renal crônica, que é caracterizada pela perda progressiva e irreversível das funções renais. “Os principais cuidados devem começar na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes. Pois essas enfermidades podem causar lesões nos rins”, orienta.
A médica alerta ainda para a realização periódica de exames como a creatinina e o sumário de urina. “Essas são formas de detectar algum tipo de anormalidade proveniente do rim. A doença geralmente é silenciosa, então os fatores que podem causar a doença no rim são a hipertenção, tabagismo e diabetes. A medicações, como anti-inflamatório, por exemplo, também podem prejudicar o órgão”, conta.
Tratamento
|
Soraya Ramalho "A prevenção é importante" |
Em Aracaju, o tratamento é feito também no Cemar. Lá são ofertados atendimentos com Nefrologista, que avalia o funcionamento dos rins e a necessidade de tratar as consequências da doença renal, como a anemia, o desequilíbrio das taxas de potássio, cálcio e fósforo no sangue; reforça a necessidade de controle das doenças de base do paciente, faz triagem na família quando a doença é hereditária, como os rins policísticos. Os atendimentos no Cemar são agendados previamente na Unidade de Saúde no bairro Siqueira Campos, ou, no município de origem do paciente.