Festa aconteceu nesta terça-feira (Foto: Ascom SES) |
Uma programação especial e emocionante foi realizada na manhã desta terça-feira, 27, no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A "Festa da Vitória" é uma forma de estímular aqueles que acabam de receber o diagnóstico ou que ainda estão em tratamento e acham que não têm mais motivos para viver, além de celebrar a vitória dos que ficaram curados. Na ocasião, foi comemorado também o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data para lembrar o dia de luta com alegria.
Um cortejo pelas enfermarias da unidade, realizado pela Banda do Exército, foi o convite e o anúncio para o início da festa. Na ocasião, os 'vitoriosos' fizeram seus relatos de vida através de depoimentos e foram presenteados com medalhas. Logo em seguida, desfilaram ao som da música usada nas saudosas vitórias do piloto Ayrton Senna.
Há treze anos curada de um linfoma, a estudante Joelma Viviane Melo, 28, participou da festa para dar força e coragem aos outros pacientes. "Estou aqui representando a vitória. Só eu sei os momentos que passei, mas nunca desisti, sempre tive fé em Deus para chegar à cura. Quero passar essa mesma força para as outras pacientes", explicou.
Para Miraldete Teles, 47, mãe do pequeno Antônio Martins, 10, relembrar o período que ficou com o filho em tratamento foi emocionante. "Há oito anos que meu filho está fora do tratamento. Às vezes eu fico triste ao lembrar o que já passei, foi um desespero na época que descobri. Mas hoje estou feliz e tenho que passar essa felicidade para ele que está curado e para outras que estão na luta, informou a dona de casa, que está com seu filho curado de uma retinoblastoma (câncer na retina do olho) há oito anos".
Humanização
A iniciativa, que faz parte do projeto de humanização da unidade, tem o objetivo de homenagear pacientes curados e estimular aqueles que estão começando o tratamento contra a doença. Como é o caso do paciente Geovânio Santos, 55, e que está há oito anos em tratamento contra um câncer no esôfago. De acordo com sua esposa, Ginalva Sales, 51, "a alegria do marido é contagiante. Ele sempre teve essa disposição e depois da doença está aproveitando a vida cada vez mais. Tenho fé em Deus que ele alcance a cura também", declarou.
Na oportunidade, médicos, enfermeiros e funcionários administrativos cantaram, dançaram e se divertiram com os pacientes e seus familiares. O jovem Edson de Jesus, 21, sofreu três anos com um tumor no intestino, mas hoje está comemorando a vitória por estar curado. "Foram momentos inesquecíveis e que prefiro nem comentar. Só Deus para me abençoar durante o meu tratamento", disse.
Para a coordenadora da Oncologia, Rute Andrade, o amor, a dedicação e a alegria são fundamentais para encorajar os pacientes que estão em tratamento. "Por ser um tratamento complicado e, às vezes dolorido, temos que acolher da melhor forma possível. Essa festa mostra perfeitamente a forma de agradecimento deles e a emoção que cada um sente em participar. O apoio dos familiares e amigos é fundamental para um resultado positivo no tratamento", informou.
Depois do desfile dos pacientes curados, a Banda do Exército tocou seu repertório variado e fez parceria com os cantores Hamilton e Bebero, levando o público à emoção. Chuva de prata e muitos aplausos deixaram o momento ainda mais especial. A euforia invadiu o salão da radioterapia que ficou pequeno para receber o público.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B