Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil

(Foto: Ascom Avosos)

Aos 17 anos de idade, Jéssika Lima já enfrenta uma das mais importantes batalhas: a luta pela vida. No final do ano passado, o aparecimento de caroços no corpo foi o primeiro sinal. Mesmo assim, a família não achava que pudesse ser algo grave. Quando realizou alguns exames, o resultado era mais um alerta que algo não estava bem, no entanto, os médicos apenas falaram que a paciente havia tido dengue hemorrágica.

Já no início do ano, Jéssika sentia muitas dores nos ossos, febre alta, manchas roxas pelo corpo e outros caroços. Após a realização de novos exames e consultas com outros médicos, foi encaminhada para o Serviço em Oncohematologia Pediátrica (SOHEP), administrado pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos).

O diagnóstico da paciente foi uma leucemia. Para Jéssika, este foi o momento mais difícil. “Perdi meu pai com esta mesma doença. Quando fiquei sabendo que estava com câncer, que era muito grave, pensei que estava indo ao meu velório”, conta a adolescente emocionada que atualmente está em tratamento quimioterápico na instituição e passa bem.

Realidades como a de Jéssika e outros pacientes oncológicos são mais comuns do que se pode imaginar. Como os sinais e sintomas podem ser confundidos com o de outras doenças, muitas vezes, o paciente demora em receber o diagnóstico correto. “O desconhecimento dos sinais e sintomas do câncer infantil pode acarretar em um diagnóstico tardio prejudicando o tratamento e o próprio paciente. Além disso, a demora na realização dos exames e seus resultados também contribuem para o avanço da doença”, afirmou a oncologista pediátrica da Avosos, Daniela Amorim.

Ainda segundo a médica, o conhecimento e os esclarecimentos aos profissionais de saúde podem ser fatores determinantes para o combate a doença. “Temos um índice de cura muito bom para os pacientes em tratamento que gira em torno de 70% de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Para isso, os pacientes precisam chegar nos estágios iniciais da doença e tratados em centros especializados”, ressaltou a oncologista.

Pensando nisso, a Avosos desenvolve o Projeto “Diagnóstico Precoce: o caminho mais curto para a cura do câncer infantojuvenil” que visa levar informações à população e capacitação aos profissionais de saúde. Além disso, através do SOHEP/AVOSOS oferece, gratuitamente, consultas e exames para crianças e adolescentes com suspeita da doença.

Dia Nacional

Nesta sexta-feira, 23, em comemoração ao Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantojuvenil, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza a Festa da Vitória para as crianças e adolescentes que venceram a doença. Na ocasião, a psicóloga Zandre Barbosa, curada de um câncer e autora do livro “Caminhos da Superação”, proferirá palestra onde abordará os medos e esperanças no enfrentamento ao câncer.

O evento acontecerá, a partir das 9 horas, na sede da instituição e contará ainda com a apresentação do Coral Cantavosos e a visita especial do prefeito eleito de Aracaju, João Alves Filho onde conhecerá o trabalho desenvolvido pela entidade em uma data que visa estimular ações educativas e preventivas, além de promover debates sobre políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com câncer. A Avosos fica localizada na Rua Leonel Curvelo, 55. Bairro Suissa.

Fonte: Ascom Avosos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais